Visitas Virtuais

Uma visita a espaços culturais brasileiros pela internet

Era Virtual
Pela internet, uma visita a espaços culturais brasileiros com visão de 360º

Conhecer o Museu do Louvre, em Paris, e apreciar em detalhes todo o seu acervo é muito simples, fácil e acima de tudo, divertido, além de ser uma rica fonte de conhecimento e cultura. Tudo pela internet. E o mesmo acontece com o Metropolitan ou o Guggenheim de Nova Iorque, o British Museum de Londres, o Museu Picasso de Barcelona, o Van Gogh Museum de Amsterdam, e por aí afora.
Mas agora, os espaços culturais brasileiros também têm suas portas abertas na web através do projeto Era Virtual – uma iniciativa pioneira na disponibilização de visitas pela internet, com visualização 360º.​

Praça Tiradentes                                                                                                               Adro da Igreja de N. S. do Carmo

A democratização da cultura e dos espaços brasileiros

Por meio das visitações virtuais imersivas a espaços culturais, seja por meio de acesso aos acervos das exposições dos museus brasileiros ou de visitas a patrimônios histórico culturais, o projeto Era Virtual tem o propósito de:
  •  - Difundir acervos únicos presentes nos espaços culturais participantes e ampliar o alcance sócio-cultural-turístico de museus brasileiros, bem como suas exposições.
  •  - Democratizar o acesso à informação através de qualquer computador, por meio de endereço da web de caráter público e gratuito.
  •  - Criar produto cultural de qualidade, que pode ser adotado como material didático, de utilização online gratuita em escolas e instituições culturais, e também como material de pesquisa e estudo nas áreas de museologia e museografia, conservação e segurança de acervos.​

Visitas Virtuais
O acesso às riquezas do nosso patrimônio cultural

Com o sucesso alcançado junto ao público internauta, com um índice de acessos que comprova a importância sociocultural dessa iniciativa, surgiram novas oportunidades para que fossem lançados outros segmentos de visitação.
É o caso do projeto Visitais Virtuais às cidades históricas de Congonhas e Ouro Preto, ambas em Minas Gerais, compondo o segmento Cidades Patrimônio. O projeto, apoiado pela Fundação Vale, tem o intuito de divulgar e promover o conhecimento do patrimônio histórico da arte barroca da região e do artista Aleijadinho, que completou o bicentenário de morte em 2014. É uma oportunidade para se conhecer virtualmente o circuito de peregrinação de Congonhas, onde se encontra um dos acervos mais expressivos da arte colonial do país.
A visita virtual é acompanhada por áudios e textos educativos, com versão em cinco idiomas, incluindo Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) para deficientes auditivos. E, no segmento Cidades Patrimônio, o visitante pode baixar também um aplicativo das cidades com mapas, vídeos e fotos, para orientá-lo em eventual passeio presencial.
Além da Fundação Vale, o projeto Era Virtual Cidades Patrimônio conta com diferentes parceiros, entre eles o IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional , a UNESCO, a FUMCULT – Fundação de Cultura, Lazer e Turismo de Congonhas-MG.
Além das cidades mineiras, os próximos integrantes do projeto Visitas Virtuais serão o Museu Vale e o Memorial Minas Gerais Vale, equipamentos mantidos pela Fundação Vale.​

Além das visitas virtuais apoiadas pela Fundação Vale, no site da Era Virtual, você ainda pode ter acesso aos seguintes espaços:​