19/06/2018 - Saúde

 Estação Saúde oferta serviços de saúde no Trem de Passageiros

 10ª edição do Estação Saúde


Na semana passada, o Trem de Passageiros da EFC recebeu a 10ª edição do Estação Saúde, projeto que leva ações de educação em saúde aos passageiros no percurso de São Luís a Açailândia, municípios localizados ao longo da EFC. A ação contou com a participação de 20 profissionais de saúde, cedidos pela Secretaria de Estado de Saúde. Os parceiros nesse programa são a Fundação Vale, a Vale, e o Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado de Saúde.
 
 
 
 
Nos dois dias, foi disponibilizado um carro extra, onde foram feitas triagens, distribuições de senhas de atendimentos e bate-papos sobre cuidados com a saúde. Já no carro “Vagão Social” foram realizadas orientações sobre nutrição, saúde mental, saúde da mulher, prevenção do câncer de mama e colo do útero, saúde do homem e testes rápidos de sífilis, hepatites B e C e HIV / AIDS. Também foram exibidos vídeos sobre cuidados com a saúde e serviços disponibilizados pela Secretaria de Estado de Saúde do MA.
 
 
 
José Gomes, morador de Alto Alegre do Pindaré é passageiro frequente do Trem de Passageiros. “Essas programações aqui no trem são sempre muito boas, já participei de outras e a viagem fica ainda melhor. O pessoal aqui é muito atencioso com todos", citou. Já Karina da Silva, de Parauapebas, participou pela primeira vez de uma ação. “Estou achando ótimo, muita gente deixa de cuidar da saúde por falta de oportunidade ou tempo. Aqui a gente recebe informações importantes, e ainda faz testes e recebe na hora, muito bom”.