12/07/2018 -

Projetos sociais apoiados pela Vale e Fundação Vale inauguram novos equipamentos e instalações

Edital Reconhecer é uma iniciativa da Vale e Fundação Vale

Na última semana, duas instituições do leste de Minas Gerais e uma da região central do Estado inauguraram instalações que são fruto de repasse de recursos do Edital Reconhecer, uma iniciativa da Vale e da Fundação Vale.

Em Governador Valadares, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), instituição que atende 250 crianças, foi a beneficiada com o recurso de R$ 30 mil. O aporte foi utilizado na compra do Pediasuit, um equipamento para tratamento de pessoas com distúrbios neurológicos, como paralisia cerebral, atraso no desenvolvimento, lesões traumáticas cerebrais, autismo e outras condições que afetam asfunções motoras e cognitivas.

Arthur Alves, de 4 anos, teve icterícia após o nascimento e ficou com sequelas. Há duas semanas está usando o PediaSuit e os resultados já começaram a aparecer. “Ele ficava a maior parte do tempo deitado, mas hoje já consegue dar os primeiros passos e levantar-se apoiado em móveis e objetos. Estou muito feliz em ver essa evolução e permaneço confiante que, com este tratamento, ele consiga andar mais rápido”, contou a mãe de Arthur, Camila Rafaela Magalhães de Souza Alves.

Na cidade de Ipatinga, a instituição beneficiada foi o Lar Divina Providência, da Sociedade São Vicente de Paulo, que tem capacidade para atender a 40 idosos em situação de vulnerabilidade e que inaugurou uma Sala Multidisciplinar. A reforma e os equipamentos da sala vão permitir aos moradores do abrigo mais autonomia ao desenvolverem atividades em grupo que estimulam a curiosidade e diversas funções cognitivas, como atenção, memória e percepção.

Outra inauguração aconteceu na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Santa Bárbara, onde foi montada uma oficina de estamparia. Com o recurso recebido, foram adquiridas três máquinas de estampar camisas, bonés e canecas; dois computadores e impressora especifica para imprimir as estampas. O recurso também foi utilizado para o pagamento de um profissional que capacitou os recuperandos para manusearem os equipamentos. A instituição já tem encomenda de 200 camisas e está negociando a confecção de mais 500 unidades.

“A oficina de estamparia representa uma grande vitória para nós recuperandos. Ela ocupará nosso tempo ocioso e ainda nos capacitará para o mercado de trabalho. Além disso, parte da renda dos produtos comercializados será revertido para nós, o que permite que ajudemos nossas famílias”, destacou o recuperando Leonardo Arcanjo Ferreira.

Sobre o Edital Reconhecer

O Edital Reconhecer é uma iniciativa da Vale e daFundação Vale, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento dos territórios e fortalecer o capital humano e social nas comunidades nas quais a empresa tem operação.

Lançado em maio de 2017, foram abertas inscrições para instituições interessadas em desenvolver projetos sociais em Minas Gerais e Espírito Santo relacionados aos temas de Educação Geração de Trabalho e Renda; Educação e Saúde.

O edital teve 146 projetos inscritos, dos quais foram selecionados 20 finalistas para participarem da votação popular no site da Fundação Vale. Ao todo 12 projetos foram selecionados e receberam aporte financeiro de até R$ 30 mil para a execução de suas propostas.

A diretora-presidente da Fundação Vale, Isis Pagy, ressalta a importância do Edital Reconhecer para o incentivo do protagonismo das instituições locais. “Ao apoiarmos estas instituições, estamos fortalecendo a autonomia e o protagonismo das comunidades e, dessa forma, contribuímos para o desenvolvimento desses territórios. As iniciativas visam beneficiar pessoas em situação de vulnerabilidade”.

Conheça os projetos contemplados pelo Edital Reconhecer

Veja as últimas notícias sobre da Fundação Vale.

Carregar mais