08/01/2018 - Educação

Sala de recursos multifuncionais beneficia alunos em Minas Gerais

A iniciativa faz parte do Projeto Educação Inclusiva

Vale e Fundação Vale inauguram em Catas Altas e Itabira salas de recursos multifuncionais, uma iniciativa que contribuirá para o desenvolvimento de alunos da Educação Especial nas localidades. A ação faz parte do Projeto Educação Inclusiva e tem parceria da Associação Imagem Comunitária (AIC) e prefeituras municipais. A diretora do Centro Municipal de apoio Educacional (CEMAI), Cleuza Reis, participou da entrega. “Quando fomos convidados para essa proposta de trabalho, estávamos enfrentando um momento muito difícil no CEMAI, com muitas crianças ainda sem atendimento e recursos limitados. Agora sabemos que poderemos atender aquelas crianças que há mais de um ano estavam aguardando essa inclusão. Estamos muito gratos pela parceria da Vale e Fundação Vale”, relatou.

A sala multifuncional segue os parâmetros do Ministério da Educação (MEC). O ambiente conta com recursos de inclusão como computadores, jogos, materiais didáticos e pedagógicos – todos adaptados para necessidades especiais. Ao todo, seis municípios mineiros receberão as salas. Além de Catas Altas e Itabira, em breve os equipamentos serão entregues também em Barão de Cocais, Rio Piracicaba, Santa Bárbara e São Gonçalo do Rio Abaixo.

Além da estruturação da sala, o projeto promoveu nesses municípios a formação de diretores, coordenadores pedagógicos, professores e outros profissionais de educação em Práticas de Educação Inclusiva e Projeto Político Pedagógico na Perspectiva da Educação Inclusiva.