19/11/2018 - Educação

Seminário Ser do Brincar encerra ciclo de formações em Itabira

Práticas em Educação Infantil em pauta

Em meio à relatos, debates e palestra, o seminário Ser do Brincar – práticas em Educação Infantil encerra o ciclo de formações dos profissionais de creches e pré-escolas da rede municipal de Itabira, em Minas Gerais, no início do mês. O evento reuniu, no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), gestores, docentes, técnicos e servidores para discutir os desafios e o ensino-aprendizagem oferecido às crianças em sala de aula. “O encontro é a culminância de um trabalho realizado ao longo de um ano. O projeto continua, mas, agora, em nossas mãos. Todos estes profissionais servirão de multiplicadores dos conhecimentos que obtivemos”, expôs José Gonçalves Moreira, secretário Municipal de Educação.

Além do secretário de Educação, José Gonçalves Moreira, e de Maria Auxiliadora de Almeida, da superintendente técnico-pedagógico de Itabira, estiveram presentes a secretária de Educação de Rio Piracicaba (MG), Agda Vieira, e as técnicas Eduarda Diniz e Tatiana Silva, que apresentaram os desafios da Educação Infantil no município e a contribuição do projeto da Fundação Vale para o fortalecimento desta modalidade de ensino. Rio Piracicaba foi o primeiro município a receber investimento da Fundação Vale para a Educação Infantil. “O projeto de Educação Infantil foi elaborado com foco na melhoria das condições de atendimento de crianças entre 0 e 5 anos de idade das redes municipais de ensino. Para alcançar esse objetivo, os profissionais de educação participam de formações e as creches e pré-escola recebem equipamentos e materiais, contribuindo para a estruturação desses ambientes educativos”, afirma a analista de responsabilidade social da Fundação Vale, Mariana Pedroza.

Em Itabira, o projeto Educação Infantil teve início no último ano e após uma fase de diagnóstico das creches e unidades de pré-escolas municipais, foram repensados as práticas pedagógicas e o ambiente de desenvolvimento das crianças com até cinco anos. O projeto é uma iniciativa da Fundação Vale, em parceria com a Solidariedade França-Brasil e a Secretaria Municipal de Educação de Itabira. “Através da iniciativa foram beneficiadas 100% das unidades de Educação Infantil, contemplando os mais de 300 profissionais de educação e as 41 unidades de creche e pré-escola”, destacou Mariana Pedroza. Ainda esse ano, serão entregues equipamentos e materiais para todas as unidades da Educação Infantil da rede municipal de Itabira.