Projetos

Imagem destacada Projetos
Todos os projetos

Os projetos e iniciativas da Fundação Vale são desenvolvidos nos eixos de Educação, Saúde Básica, Inclusão Produtiva e Proteção Social, além de incluir cinco Estações Conhecimento. Os projetos são implementados nos territórios em que a Vale atua. Nessa página, você pode conhecer um pouco mais sobre os projetos e filtrar considerando a temática, o estado ou o município de atuação.

Inova Up

O Programa Inova Up surgiu pela inspiração da fusão dos programas do Centro de Empreendedorismo da Amazônia com o Programa AGIR (Apoio à Geração e Incremento de Renda) para formar jovens empreendedores com foco em sustentabilidade e guiar alguns desses jovens até a abertura de suas empresas monitorando suas atuações pelo primeiro trimestre de operação.

O programa é implementado pelo Centro de Empreendedorismos da Amazônia e tem como parceiro investidor a Wheaton Precious Metals.

Acompanhe as atividades pelo site Inova Up.

Núcleo de Desenvolvimento Rural

Núcleo de Desenvolvimento Rural da Estação Conhecimento Arari busca ser um Centro de Excelência em Permacultura e Bioconstrução que promova e gere tecnologias sociais e soluções para a produção sustentável da agricultura familiar nas comunidades de seu entorno.

Apoiado pela Fundação Vale em parceria com a Mandú Inovação Social, o Núcleo presta assessoria técnica e extensão rural no processo produtivo, fortalecendo a segurança alimentar e gerando renda às famílias atendidas.

Projeto Quebradeiras

O Projeto Quebradeiras é uma iniciativa da Fundação Vale em parceria com a Mandu Social que conta com recursos do BNDES via Fundo Socioambiental. A iniciativa foca no acompanhamento familiar multidimensional e no empreendedorismo comunitário com o objetivo de contribuir para a melhoria de condições de vida e valorização das quebradeiras de coco babaçu no estado do Maranhão.

O projeto atua junto a grupos de quebradeira em sete municípios maranhenses: Alto Alegre do Pindaré, Vitória do Mearim, Santa Inês, Igarapé do Meio, Pindaré Mirim, Tufilândia e Monção.

Rede Mulheres do Maranhão

É um coletivo formado pelos negócios sociais que foram incubados, acelerados e graduados pelo AGIR executado na Estrada de Ferro Carajás (EFC). Os negócios sociais que formam a Rede Mulheres do Maranhão são formados majoritariamente por mulheres, as quais comercializavam produtos pela janela do trem de passageiros da EFC. Com a modernização do trem, em 2015, as janelas foram fechadas e estas mulheres perderam sua principal fonte de renda.

O AGIR apoiou os grupos em sua reinvenção diante do novo cenário e incentivou o cooperativismo e associativismo em rede. Como continuidade do Programa AGIR, a Rede Mulheres do Maranhão ganha protagonismo através da dinamização de suas atividades produtivas, integrando grupos de quebradeiras de coco babaçu à Rede, e acessando novos mercados. A implementação do programa e suportes aos negócios são realizados em parceria com a Mandú Inovação Social e o projeto conta com a Wheaton Precious Metals como parceiro investidor.

Para acompanhar as iniciativas e resultados do projeto, acesse o site Rede Mulheres do Maranhão.