Rotas e Redes Literárias conclui atividades em Catas Altas (MG) e João Neiva (ES) com fomento à leitura em escolas públicas  

O projeto Rotas e Redes Literárias, mantido pela Fundação Vale e pelo Instituto Tear com o objetivo de possibilitar o acesso ao livro em instituições públicas de ensino, foi concluído nos municípios de Catas Altas, em Minas Gerais, e João Neiva, no Espírito Santo. No total, o projeto resultou nos dois territórios, 2.298 alunos foram beneficiados, com a formação de 77 professores e 15 escolas apoiadas.

Além da valorização de uma educação integral para a formação de cidadãos conscientes e entendimento de que o contato com livros de qualidade desde a infância é fundamental para a diminuição da desigualdade social. Entre as atividades realizados pelo projeto, foi a formação de educadores em mediação de leitura, ampliação do acesso à literatura com a complementação dos acervos das escolas, qualificação dos espaços leitores por meio da organização, catalogação e dinamização desses espaços, além da integração da leitura literária às atividades curriculares. 

A formação de mediadores de leitura foi um dos focos do projeto

O evento Estações Literárias marcou o fim do projeto Rotas e Redes Literárias em João Neiva (ES), em março, com uma extensa programação artística e lúdica. Um dos focos da iniciativa foi a formação em mediação de leitura dos professores da rede de educação de ensino do município, com aulas que estavam em curso desde agosto de 2021. No município, 22 profissionais concluíram as atividades de formação.

Em Catas Altas (MG), o projeto foi encerrado, também em março, com a realização do evento Trilhas Literárias praça central da cidade. Mais de 500 pessoas participaram das 20 atividades lúdicas e gratuitas que estimularam a leitura e literatura entre o público infanto-juvenil. Desde junho de 2021, foram capacitados 55 profissionais na região, em 211 horas de ciclos formativos, para atuarem como mediadores de leituras e para a qualificação dos espaços leitores das escolas. O projeto também doou 1.830 livros literários para complementar os acervos das cinco escolas municipais, além do acervo da Casa do Professor e da Biblioteca Comunitária Saberes do Morro.

“O projeto ampliou nosso repertório, nos orientou para reestruturar as bibliotecas como espaços de acolhimento e nos preparou para trazermos mais brincadeiras e ambientações para momentos de leitura diários na sala de aula”, conta a professora Erika da Silva Rodrigues, uma das educadoras qualificadas pelo Rotas e Redes Literárias no município de Catas Altas (MG).   

Notícias relacionadas