Projetos

Imagem destacada Projetos
Todos os projetos

Os projetos e iniciativas da Fundação Vale são desenvolvidos nos eixos de Educação, Saúde Básica, Inclusão Produtiva e Proteção Social, além de incluir cinco Estações Conhecimento. Os projetos são implementados nos territórios em que a Vale atua. Nessa página, você pode conhecer um pouco mais sobre os projetos e filtrar considerando a temática, o estado ou o município de atuação. 

AGIR

O Programa de Apoio à Geração e Incremento de Renda (AGIR) é uma proposta de desenvolvimento social para associações, cooperativas e grupos produtivos formais ou informais que, por meio do investimento direto em infraestrutura produtiva e equipamentos, recebem treinamento, assessoria técnica, mentoria em gestão financeira, governança, formalização, produção e comercialização, buscando se tornarem sustentáveis.

Certificado como tecnologia social, desde 2015 contempla em sua metodologia de diferentes fases, tais como a prospecção, formação empreendedora, incubação, crescimento e graduação dos negócios. A iniciativa é realizada em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), Impact Hub, Instituto Meio e Mandú Inovação Social.

Ciclo Saúde

O Programa Ciclo Saúde contribui com ações complementares às desenvolvidas pelos municípios, com foco no fortalecimento da Atenção Básica e por meio da cooperação técnica para qualificação de equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) em temas relacionados à atenção, prevenção e promoção da saúde. Em parceria com o Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS) e as secretarias municipais, a iniciativa contempla também o fornecimento de instrumentos e mobiliários que propiciam o aperfeiçoamento do diagnóstico e da prática clínica, o que gera melhoria nos atendimentos e o cumprimento do direito à saúde nos territórios.

Acompanhe os materiais desenvolvidos pelo programa no canal Ciclo Saúde  e pelo Podcast “Se liga no Ciclo Saúde”.

Educação Inclusiva

Desde 2016, a Fundação Vale investe no Programa Educação Inclusiva, com o objetivo de contribuir para a melhoria do Atendimento Educacional Especializado (AEE), por meio da formação continuada de profissionais da área de educação e incentivo às práticas de inclusão e diversidade.

Em conjunto com a Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC), o programa apoia a rede pública de ensino na formação da equipe técnica das secretarias municipais de Educação, diretores, coordenadores pedagógicos e professores. Este apoio se estende à equipagem das salas de recursos multifuncionais para atendimento aos alunos portadores de deficiências, transtornos globais do desenvolvimento ou superdotação matriculados na rede pública municipal.

Educação Infantil

O Programa Educação Infantil busca ampliar as possibilidades de atividades educativas e pedagógicas voltadas para a crianças de 0 a 5 anos, ao contribuir para a melhoria da qualidade do processo de desenvolvimento e aprendizagem. A iniciativa conta com a parceria da Avante e da Solidariedade França-Brasil na formação de profissionais de educação e da equipagem de espaços de Educação Infantil em escolas municipais.

Estação Conhecimento

As Estações Conhecimento são iniciativas da Fundação Vale. Os espaços oferecem atividades de educação, cultura e esporte no contraturno escolar, tendo como principal público crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Por meio de suas programações, contribuem para o desenvolvimento social das comunidades atendidas, fomentando a criatividade, a inovação, a articulação de parcerias, a participação e o compartilhamento de ações entre entes públicos e sociedade civil organizada e as comunidades, valorizando as características de cada região. São cinco Estações Conhecimento, situadas nos municípios de Arari (MA), Brumadinho (MG), Serra (ES), Marabá e Tucumã (PA).

São instituições independentes, mantidas principalmente com recursos diretos da Fundação Vale, recursos incentivados da Vale e recursos provenientes de empresas parceiras. Os recursos incentivados são originários do Fundo da Infância e da Adolescência (Conselhos Municipais de Defesa da Criança e do Adolescente) e da Lei de Incentivo ao Esporte (Secretaria Especial do Esporte).

Saiba mais sobre cada Estação Conhecimento:

Estação Conhecimento Arari

Estação Conhecimento Brumadinho

Estação Conhecimento Serra

Estação Conhecimento Marabá

Estação Conhecimento Tucumã

Fazer Ciências

O Projeto Fazer Ciências é uma iniciativa da Fundação Vale, em parceria com a Comunidade Educativa (CE CEDAC), tem como objetivo refletir sobre novas formas de ensinar e aprender Ciências e Matemática na rede municipal de Itabira, permitindo que os estudantes possam ser protagonistas de suas aprendizagens e descubram o prazer ao longo deste processo, dando às Ciências e à Matemática um significado real.

Para alcançar tal objetivo, o Fazer Ciências prevê a formação sistemática dos professores do Ensino Fundamental e demais profissionais, como a equipe da Secretaria Municipal de Educação, os gestores escolares e os coordenadores pedagógicos. Além das formações dos educadores, é igualmente importante que os alunos tenham acesso a situações e a materiais para que possam investigar, pensar e sistematizar novos conhecimentos. Desta forma, o projeto também prevê a disponibilização de conteúdo e materiais para as escolas, contribuindo para o desenvolvimento de atividades investigativas de situações-problema reais junto aos alunos nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática.

Inova Up

O Programa Inova Up surgiu pela inspiração da fusão dos programas do Centro de Empreendedorismo da Amazônia com o Programa AGIR (Apoio à Geração e Incremento de Renda) para formar jovens empreendedores com foco em sustentabilidade e guiar alguns desses jovens até a abertura de suas empresas monitorando suas atuações pelo primeiro trimestre de operação.

O programa é implementado pelo Centro de Empreendedorismos da Amazônia e tem como parceiro investidor a Wheaton Precious Metals.

Acompanhe as atividades pelo site Inova Up.

Rede + Renda

O Programa Rede + Renda surge para dar continuidade as ações iniciadas em caráter emergencial pelo projeto Máscara + Renda, e para isso foram convidadas 1200 artesãs e costureiras que tiveram maior engajamento nos seus negócios e nas jornadas de aprendizagem da Escola de Negócios das Artesãs,  para seguir na Plataforma da Rede Asta e aprofundar seus conhecimentos sobre empreendedorismo, participar de uma rede empreendedora, receber mentorias em design de produtos, acesso a mercado, lives de vendas ao vivo, e criação de vitrines virtuais.

Cada aluna recebeu uma ajuda de custo no valor de R$100,00 durante os 4 meses da jornada de aprendizagem, e teve disponível o valor de R$ 100,00 para cobrir os gastos com materiais, pago uma só vez no começo do curso. Ao final da formação empreendedora, seguiram com apoio da equipe de especialistas para aprender e comercializar seus produtos em grandes sites de vendas no mercado digital, como o Pertinho de Casa, por exemplo.

Rede Empreender

A Rede Empreender é um programada Fundação Vale, em parceria com a Mandú Inovação Social, que oferece apoio continuado para empreendedores e negócios sociais que foram atendidos por projetos de geração de renda da Fundação Vale nos últimos anos e fortalece a autonomia e a interação entre eles, fomentando a inclusão produtiva e a geração de renda. O programa visa consolidar a atuação da Fundação Vale no tema de inclusão produtiva criando uma rede de empreendedores e grupos produtivos em uma plataforma digital com acesso a conteúdo educativo, a assessoria técnica, acesso à crédito e ao apoio à comercialização nos mercados digitais.

Para acompanhar a iniciativa e os resultados dos negócios comunitários, acesse o site da Rede Empreender.

1 2