Projetos

Imagem destacada Projetos
Todos os projetos

Os projetos e iniciativas da Fundação Vale são desenvolvidos nos eixos de Educação, Saúde Básica, Inclusão Produtiva e Proteção Social, além de incluir cinco Estações Conhecimento. Os projetos são implementados nos territórios em que a Vale atua. Nessa página, você pode conhecer um pouco mais sobre os projetos e filtrar considerando a temática, o estado ou o município de atuação. 

AGIR

O programa de Apoio à Geração e Incremento de Renda (AGIR) é uma proposta de desenvolvimento social para associações, cooperativas e grupos produtivos formais ou informais que, por meio do investimento direto em infraestrutura produtiva e equipamentos, recebem treinamento, assessoria técnica, mentoria em gestão financeira, governança, formalização, produção e comercialização, buscando se tornarem sustentáveis.

Certificado como tecnologia social, desde 2015 contempla em sua metodologia de diferentes fases, tais como a prospecção, formação empreendedora, incubação, crescimento e graduação dos negócios.

Ciclo Saúde

O programa contribui com o aprimoramento da Atenção Básica nos municípios, por meio de cooperação técnica para qualificação de equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) em temas relacionados à atenção, prevenção e promoção da saúde. A iniciativa contempla também o fornecimento de instrumentos e mobiliários que propiciam o aperfeiçoamento do diagnóstico e da prática clínica, o que gera melhoria nos atendimentos e o cumprimento do direito à saúde nos territórios. Em razão da pandemia, a metodologia do projeto Ciclo Saúde, programa de fortalecimento da atenção básica nos municípios, foi adequada para atender às urgências do novo cenário. Com isso, apoiou 419 Unidades Básicas de Saúde (UBS) em 29 municípios, através de assistência técnica e doação de mais de 460 mil insumos, beneficiando mais de 1,8 milhão de pessoas.

Educação Inclusiva

Desde 2016, a Fundação Vale investe na Educação Inclusiva, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Ao mesmo tempo, promove o exercício da cidadania.

O programa apoia a rede pública de ensino na formação da equipe técnica das secretarias municipais de Educação, dos diretores, coordenadores pedagógicos e professores. Este apoio se estende à equipagem das salas de recursos multifuncionais para atendimento aos alunos portadores de deficiências, transtornos globais do desenvolvimento ou superdotação matriculados na rede pública municipal.

Educação Infantil

O programa busca ampliar as possibilidades do trabalho educativo e pedagógico voltado a crianças de 0 a 5 anos, ao contribuir para a melhoria da qualidade do processo de desenvolvimento e aprendizagem. Isso é feito a partir da formação de profissionais de educação e da equipagem de espaços de Educação Infantil em escolas municipais.

Educação Integral

O programa visa apoiar as prefeituras na construção e implantação da Política de Educação Integral na rede municipal de ensino. A partir da elaboração do diagnóstico, são traçados, de forma conjunta, estratégias para a construção/revisão da política que inclui análise do currículo municipal, mapeamento de potenciais educativos no território e de parceiros institucionais e revisão dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas municipais.

Estação Conhecimento

As Estações Conhecimento são iniciativas da Fundação Vale. Os espaços oferecem atividades de educação, cultura e esporte no contraturno escolar, tendo como principal público crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Por meio de suas programações, contribuem para o desenvolvimento social das comunidades atendidas, fomentando a criatividade, a inovação, a articulação de parcerias, a participação e o compartilhamento de ações entre entes públicos e sociedade civil organizada e as comunidades, valorizando as características de cada região. São cinco Estações Conhecimento, situadas nos municípios de Arari (MA), Brumadinho (MG), Serra (ES), Marabá e Tucumã (PA).

São instituições independentes, mantidas principalmente com recursos diretos da Fundação Vale, recursos incentivados da Vale e recursos provenientes de empresas parceiras. Os recursos incentivados são originários do Fundo da Infância e da Adolescência (Conselhos Municipais de Defesa da Criança e do Adolescente) e da Lei de Incentivo ao Esporte (Secretaria Especial do Esporte).

Fazer Ciências

O projeto Fazer Ciências é uma iniciativa da Fundação Vale, em parceria com a Comunidade Educativa (CEDAC), tem como objetivo refletir sobre novas formas de ensinar e aprender Ciências e Matemática na rede municipal de Itabira, permitindo que os estudantes possam ser protagonistas de suas aprendizagens e descubram o prazer ao longo deste processo, dando às Ciências e à Matemática um significado real.

Para alcançar tal objetivo, o Fazer Ciências prevê a formação sistemática dos professores do Ensino Fundamental e demais profissionais, como a equipe da Secretaria Municipal de Educação, os gestores escolares e os coordenadores pedagógicos. Além das formações dos educadores, é igualmente importante que os alunos tenham acesso a situações e a materiais para que possam investigar, pensar e sistematizar novos conhecimentos. Desta forma, o projeto também prevê a disponibilização de conteúdo e materiais para as escolas, contribuindo para o desenvolvimento de atividades investigativas de situações-problema reais junto aos alunos nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática.

Inova Up

O Programa INOVA UP surgiu pela inspiração da fusão dos programas do Centro de Empreendedorismo da Amazônia com o Programa AGIR (Apoio à Geração e Incremento de Renda) para formar jovens empreendedores com foco em sustentabilidade e guiar alguns desses jovens até a abertura de suas empresas monitorando suas atuações pelo primeiro trimestre de operação.

Permacultura EC Arari

Projeto direcionado à criação de um Centro de Excelência em Permacultura e Bioconstrução na Estação Conhecimento Arari, que promove e gera tecnologias sociais e soluções para a produção sustentável da agricultura familiar nas comunidades de seu entorno. O Centro presta assessoria técnica e extensão rural no processo produtivo, fortalecendo a segurança alimentar e gerando renda às famílias atendidas.

1 2