Territórios

Contribuir para o desenvolvimento social dos territórios em que a Vale está presente é a missão da Fundação Vale, que empreende suas iniciativas sempre buscando uma perspectiva colaborativa.

Estabelece diálogos, valoriza saberes e fazeres locais e se empenha em ampliar vozes em busca de um acesso igualitário a direitos e políticas públicas essenciais.

A Fundação Vale entende que o território está para além da localização geográfica.

A relação estabelecida considera a cultura, as tradições, os aspectos socioambientais e as relações institucionais e pessoais. Realiza suas iniciativas nos estados: Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará e Rio de Janeiro.

A atuação da Fundação Vale visa impulsionar o desenvolvimento humano integral para que indivíduos e comunidades tenham a oportunidade de apresentar suas necessidades e protagonizar suas próprias soluções, realizações e conquistas.

O investimento social, o desenvolvimento regional, o respeito aos direitos humanos e o fortalecimento das potencialidades locais são temas prioritários para a Vale. Nesse sentido, a Fundação Vale mobiliza recursos, esforços, expertises e equipes especializadas para agir em cooperação com o poder público e entidades locais, sempre em diálogo com as populações urbanas e rurais, em toda sua diversidade.

Conheça o que a Fundação Vale está fazendo em cada território

Clique nos territórios abaixo e saiba mais

Espírito Santo

No Espírito Santo, a Fundação Vale e seus parceiros apoiam iniciativas em diversas frentes, como educação integral, educação infantil, fomento do empreendedorismo jovem, ampliação dos serviços em Unidades Básicas de Saúde, entre outros. No município da Serra, mantém a Estação Conhecimento com atividades para crianças e adolescentes.

No território, a Fundação Vale enriquece suas atividades em diálogo com outras iniciativas da Vale na região e que também reforçam o desenvolvimento local. No estado estão cerca de 12% dos empregados da mineradora, boa parte deles trabalhando no Porto de Tubarão, localizado na capital capixaba, Vitória, o maior polo exportador de minério de ferro e pelotas do mundo. De Cariacica, parte o trem pela Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) que, além de minério para exportação, transporta 1 milhão de passageiros por ano.

Resultados 2021​

R$ 9,4 MM

educadores formados

1.517​

Maranhão

Grandes projetos estruturantes são realizados pela Fundação Vale no Maranhão, num exemplo claro de que o estabelecimento de parcerias sólidas e diálogo aberto entre entidades públicas, privadas e do terceiro setor são essenciais para o desenvolvimento humano integral no território.

As iniciativas visam contribuir com a redução do índice de mortalidade infantil e promover a saúde, fortalecer a alfabetização e apoiar o empreendedorismo social. No campo da saúde, realiza projetos voltados ao autocuidado, prevenção e assistência, com melhoria de acesso e de atendimento pela rede de atenção básica. No Maranhão está localizada, ainda, a Estação Conhecimento Arari.

A presença da Vale no estado se faz pelas operações no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira e pelos trilhos da Estrada de Ferro Carajás (EFC), que além de minério transporta mais de mil passageiros por dia, interligando 24 municípios no estado.

R$ 30,3 MM

educadores formados

Minas Gerais

A Fundação Vale atua em diversos municípios de Minas Gerais e tem uma relação próxima e duradoura com o território. Junto a parceiros e instituições públicas, investe em iniciativas em prol do desenvolvimento social por meio da educação integral e de qualidade, da melhoria na gestão pública, da promoção da saúde da população e do fomento a empreendedores locais e negócios sociais. Também mantém a Estação Conhecimento Brumadinho.

Minas Gerais concentra 60% da produção da Vale. Lá estão 38% de seus empregados e da capital, Belo Horizonte, parte a Estrada de Ferro Vitória Minas, que acompanha o Rio Doce até o Espírito Santo, um trajeto de 900km.

R$ 11,6 MM

educadores formados

Pará

A atuação da Fundação Vale no Pará é bastante diversificada. O desenvolvimento social passa pela potencialização do dinamismo econômico local e apoio a vocações econômicas região, como iniciativas de empreendedorismo feminino e social. Também mantém as Estações Conhecimento Marabá e Tucumã.

As diversas iniciativas da Fundação Vale no território estão em consonância com as ações socioambientais promovidas pela Vale no Pará, onde está há mais de três décadas. No estado, está localizado o mais moderno complexo de mineração do país, o S11D, para a extração de minério de ferro, cobre e níquel, e quase 33% dos empregados da Vale.

R$ 18,9 MM

investidos em projetos sociais

crianças e adolescentes reinseridos no sistema educacional

empreendedores apoiados

Rio de Janeiro

A Fundação Vale tem sua sede no Rio de Janeiro, junto com o escritório administrativo da Vale. No estado, a Fundação Vale atua, em parceria com o poder público, na promoção da leitura, do empreendedorismo e implementa iniciativas de proteção social. As operações da Vale no Rio de Janeiro estão concentradas em atividades logísticas no complexo Portos Sul, na Baía de Sepetiba.

R$ 2,9 MM

educadores formados