Perguntas Frequentes

Imagem destacada Perguntas frequentes

Nesta página estão reunidas as perguntas mais frequentes sobre a Fundação Vale. Caso sua dúvida não esteja contemplada abaixo, por favor envie sua pergunta na sessão fale conosco.

A Fundação Vale apoia projetos desenvolvidos por outras instituições, como ONGs locais?

Sim. A Fundação Vale desenvolve programas próprios e também apoia projetos existentes, desenvolvidos por instituições e ONGs de diferentes portes, por meio de financiamento direto, recursos mobilizados por leis de incentivo e através de editais públicos destinados a entidades locais.

Saiba mais na página sobre: Atuação > Por Projetos

Tenho um projeto e/ou uma ONG. Como participar dos editais da Fundação Vale?

Os editais da Fundação Vale têm caráter público. Para participar é preciso ficar atento às chamadas, no site da Fundação Vale.

No momento não existem editais disponíveis.

Em que estados e municípios a Fundação Vale desenvolve projetos?

A Fundação Vale atua essencialmente nos estados e municípios em que a Vale está presente, por meio de suas operações ou atividades institucionais. Anualmente há uma priorização sobre em que estados e municípios a Fundação Vale implementará projetos e direcionará recursos para aquele período.

Saiba mais em nossa página Institucional.

Qual a relação da Fundação Vale com a mineradora Vale?

A Fundação Vale foi criada há mais de 50 anos e é mantida por recursos da mineradora Vale, mas é uma instituição independente, com estatuto próprio, e regulada pelo Ministério Público.

Saiba mais em nossa página de Governança e Transparência.

A Fundação Vale distribui doações?

Não. A Fundação Vale desenvolve programas e projetos sociais estruturantes, visando transformação e desenvolvimento social nos territórios. Doações, entretanto, podem fazer parte de algumas iniciativas ou integrar algumas estratégias de nossos parceiros institucionais, financiadores ou executores.

Em caráter excepcional, como no caso das ações de contenção da pandemia de Covid-19, houve realização de doações de materiais, alimentos e outros insumos. Mais sobre este tema você pode encontrar no site da Vale.

A Fundação Vale arrecada recursos ou faz campanha de doações?

A Fundação Vale acredita que para fazer mais é preciso fazer junto, e por isso conta com diversos parceiros investidores, que têm objetivos comuns em prol do desenvolvimento social do território. Estes parceiros são outras fundações, empresas, institutos empresariais e agências de fomento.

A Fundação Vale não capta recursos financeiros junto à sociedade, por meio de campanhas de doação por pessoas físicas, ou sites de financiamento coletivo nem vaquinha virtual.

Leia mais sobre a forma de fazer parcerias da Fundação Vale.

A Fundação Vale aceita voluntários?

Atualmente, a Fundação Vale não possui programa de voluntariado ativo. Para participar de iniciativas solidárias, acesse a página Rede Voluntária Vale.

Como envio meu currículo para a Fundação Vale?

Os processos seletivos da Fundação Vale são públicos, e estão concentrados na página Oportunidades no Brasil, no site na Vale.

A Fundação Vale tem ações de patrocínio à cultura?

A Fundação Vale não abre chamadas ou editais para patrocínio de espetáculos ou circulação e difusão de obras artísticas. Patrocínios por meio de leis federal de incentivo estão previstos na estratégia da Vale de apoio à cultura, e mais sobre este tema você pode ler no site do Instituto Cultural Vale.