biblioteca

Consulte materiais informativos, cartilhas e outros conteúdos produzidos pela Fundação Vale e seus parceiros.

Materiais
Educação

Práticas de Educação Inclusiva: experiências de educação em Iburaçu e Fundão para a inclusão

Esta publicação é fruto do projeto Educação Inclusiva e traz possibilidades de atividades a serem desenvolvidas com estudantes com deficiência motora, visual, auditiva e intelectual, além de compartilhar diversas referências como filmes, livros e sites de pesquisa para serem utilizadas por educadores, pais e pessoas interessadas em se aprofundar no tema inclusão.

Educação Inclusiva: experiências de estruturação de salas em Minas Gerais

Esta publicação apresenta os processos de desenvolvimento na montagem de salas de recursos multifuncionais, em seis municípios de Minas Gerais, e a formação de profissionais para atuarem nessas salas de forma integrada com a escola regular, por meio do projeto Educação Inclusiva.

Educação

Caderno de Boas Práticas: narrativas e experiências na formação remota em Educação Inclusiva em Itaguaí-RJ

Este caderno é resultado do processo formativo de educadores e gestores do município de Itaguaí no âmbito do projeto Educação Inclusiva, reunindo a sistematização de algumas das reflexões e práticas destes profissionais no trabalho com os alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Educação

Caderno de Boas Práticas (Versão Acessível): narrativas e experiências na formação remota em Educação Inclusiva em Itaguaí

Essa versão possui legendagem descritiva.

Saúde Básica

Engajamento comunitário em tempos de COVID-19

Um guia para aprimorar as ações de promoção da saúde na atenção básica

Saúde Básica

Dos planos às práticas em educação em saúde

Ciclo Saúde Aimorés e Resplendor

Projeto Político Pedagógico Estação Conhecimento Arari

Caderno educativo que apresenta parâmetros para as práticas educativas a serem desenvolvidas, assim como missão, visão e valores a serem assegurados.

Memórias da Ilha da Marambaia: tradições orais da cultura afro-brasileira

A memória e a cultura dos moradores da Ilha da Marambaia, em Mangaratiba, registrada em livro. Uma iniciativa da Fundação Vale realizada em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Secretaria Municipal de Educação de Mangaratiba, que tem como objetivo fortalecer o ensino da história e da cultura afrobrasileira.

Educação

Educação das relações étnico-raciais no Brasil

O livro é o resultado das reflexões e dos debates realizados ao longo do curso de extensão universitária para professores na temática da educação para diversidade, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Mangaratiba em 2013.