biblioteca

Consulte materiais informativos, cartilhas e outros conteúdos produzidos pela Fundação Vale e seus parceiros.

Materiais
Saúde Básica

Frente SAN – Segurança Alimentar Nutricional

Contrato da Frente SAN – Segurança Alimentar Nutricional, assinado entre a Fundação Vale e o BNDES, com o objetivo de apoiar a estruturação de arranjos produtivos rurais sustentáveis dos agricultores familiares de Minas Gerais e Maranhão.

Tecendo fios: ensinar e aprender – São Luis e Arari

Publicação com relatos de práticas pedagógicas dos educadores de Arari (MA) e São Luís (MA) sobre o ensino da linguagem escrita na perspectiva da alfabetização discursiva. Fruto do Projeto Formação Continuada de Professores, Coordenadores Pedagógicos e Gestores Escolares, realizado pela Fundação Vale, em parceria com a Avante e as Secretarias de Educação no período de setembro de 2019 a dezembro de 2020.

Contrato Fundação Vale e BNDES

Contrato acordado entre a Fundação Vale e o BNDES disponibilizado para o amplo acesso público.

Estatuto social da Fundação Vale

Estatuto social da Fundação Vale disponibilizado para o amplo acesso público.

Educação

Trilhos da Alfabetização: por uma educação antirracista

Caderno com orientações para a formação de professoras e professores dos anos iniciais da educação básica na construção de um currículo descolonizador, antirracista e afro-referenciado. Trazendo debates, questões e informações para a superação de preconceitos e enriquecimento das atividades dentro e fora da sala de aula, fortalecendo a luta antirracista e uma educação inclusiva.

Educação

Projetos de Educação Inclusiva: construção de planos de ação voltados à inclusão nas escolas municipais de Congonhas (MG)

Esta publicação apresenta resultados do processo formativo das equipes de multiplicadores das 15 escolas da rede pública municipal de Congonhas, em Minas Gerais. São registros em formatos variados de cada etapa do Programa de Formação em que as escolas foram convidadas a construir e implementar projetos de intervenção voltados às práticas inclusivas, especialmente voltadas a estudantes público-alvo da Educação Especial.

Educação

Práticas de Educação Inclusiva: experiências de educação em Iburaçu e Fundão para a inclusão

Esta publicação é fruto do projeto Educação Inclusiva e traz possibilidades de atividades a serem desenvolvidas com estudantes com deficiência motora, visual, auditiva e intelectual, além de compartilhar diversas referências como filmes, livros e sites de pesquisa para serem utilizadas por educadores, pais e pessoas interessadas em se aprofundar no tema inclusão.

Educação Inclusiva: experiências de estruturação de salas em Minas Gerais

Esta publicação apresenta os processos de desenvolvimento na montagem de salas de recursos multifuncionais, em seis municípios de Minas Gerais, e a formação de profissionais para atuarem nessas salas de forma integrada com a escola regular, por meio do projeto Educação Inclusiva.

Educação

Caderno de Boas Práticas: narrativas e experiências na formação remota em Educação Inclusiva em Itaguaí-RJ

Este caderno é resultado do processo formativo de educadores e gestores do município de Itaguaí no âmbito do projeto Educação Inclusiva, reunindo a sistematização de algumas das reflexões e práticas destes profissionais no trabalho com os alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE).