Relatórios de atividade

Destaques de 2022

A Fundação Vale buscou ampliar a integração entre as áreas de educação, saúde e assistência social por meio do Programa de Educação e Saúde, formado pela junção de três projetos –Trilhos da Alfabetização, Territórios em Rede e Ciclo Saúde Proteção Social –, que começou a ser implementado em municípios nos estados do Pará, no Espírito Santo e no estado do Rio de Janeiro.

Veja aqui o relatório completo

Clique para acessar

Os três pilares que sustentam o programa são:

Educação

Alfabetização e combate à exclusão escolar;

Saúde e proteção social

aliados na garantia de direitos;

Intersetorialidade e busca ativa​

O projeto Trilhos da Alfabetização, que desde 2020 é implementado nos 24 municípios maranhenses da Estrada de Ferro Carajás (EFC), foi expandido para polo do sudeste do Pará (oito municípios), polo do Rio de Janeiro (dois municípios) e polo do Espírito Santo (dois municípios). O Projeto Territórios em Rede também começou a ser implementado nos polos paraense, capixaba e fluminense, além de cinco municípios mineiros da Estrada de Ferro Vitória-Minas.

O Ciclo Saúde Proteção Social desenvolveu ações a partir da experiência acumulada pelo Ciclo Saúde e pelo Fortalecer Proteção Social nos territórios, promovendo uma integração ainda maior entre Saúde e Assistência Social. O projeto buscou desenvolver capacidades e fomentar a educação permanente de gestores e profissionais; fomentar a cultura da atuação intersetorial e melhorar indicadores de Saúde.

Reconhecer, refletir e avançar

O trabalho desenvolvido em 2022 nos trouxe a compreensão de que precisamos, cada vez mais, buscar uma atuação sistêmica, que enxerga os campos social e ambiental como estruturalmente indissociáveis, e que busca olhar para a pobreza extrema e para as vulnerabilidades dos territórios em todas as suas dimensões e complexidades. A preservação das florestas, a saúde das pessoas, a educação de qualidade e a inclusão produtiva, por exemplo, não podem mais ser tratadas como temáticas isoladas.

Maria Luiza Paiva,
Presidente do Conselho de Curadores e VP de Sustentabilidade da Vale

Resultados 2022

1,48 MM

de pessoas alcançadas

R$81,9 MM

em investimentos

53

municípios em 6 estados

2,9 mil

profissionais de educação

4,5 mil

profissionais da saúde ou assistência social capacitados

Veja aqui o relatório completo

Clique para acessar

Relatórios de anos anteriores

2021

Relatório de Atividades

Download

2020

Relatório de Atividades

Download Versão Acessível

2019

Relatório de Atividades

Download Versão Acessível

2018

Relatório de atividades

Download