Governança e Transparência

Governanca-e-Transparencia

A Fundação Vale é uma instituição de direito privado e sem fins lucrativos. Tem a Vale como sua principal mantenedora, e também recebe recursos de outras instituições e empresas por meio de doações direcionadas ao desenvolvimento de projetos nos territórios onde atua.

Sua missão é o desenvolvimento social e o foco de atuação se concentra no fortalecimento de políticas públicas em diferentes áreas relacionadas a direitos essenciais. Para isso, desenvolve parcerias com o poder público, empresas e organizações do terceiro setor.

A Fundação Vale é a principal mantenedora de cinco Estações Conhecimento – espaços que oferecem atividades de educação, cultura e esporte, no contraturno escolar para crianças e adolescentes. São instituições independentes, mantidas com recursos da Fundação Vale, doações de empresas parceiras e recursos incentivados da Vale.

A Fundação Vale é regida por um estatuto e pelos atos regulamentares editados pelos órgãos responsáveis pela administração, em consonância com a legislação vigente. Sua atuação é pautada também por seu Código de Ética. A gestão e a fiscalização das atividades cabem a três conselhos: o Curador, o Fiscal e o Consultivo, nosso Painel de Especialistas. O Conselho Curador é o órgão superior de deliberação e orientação, que determina os objetivos, as diretrizes e as políticas operacionais a serem seguidas. Já ao Conselho Fiscal, órgão de fiscalização, cabe zelar pela gestão econômico-financeira da organização. O Painel de Especialistas reúne notáveis de diversas áreas de conhecimento e ajuda na elaboração de estratégias de atuação da Fundação Vale.

Todos os anos, a Fundação Vale presta contas ao Ministério Público do Rio de Janeiro, em consonância com a Resolução nº 68 de 1979.

Diretoria

  1. Diretora-Presidente 
  2. Flavia Constant

 

  1. Diretora-Executiva 
  2. Pâmella De-Cnop

 

 

Conselho Curador

  1. Presidente
  2. Maria Luiza Paiva

 

  1. Conselheiros  efetivos
  2. Marcelo Klein 
  3. Antonio Padovezi
  4. Carlos Mello Junior
  5. Samanta Pillar 

 

  1. Conselheiros suplentes 
  2. Camilla Lott
  3. Bruno Ferraz
  4. Marcelo Barros
  5. Luiz Santiago
  6. Octavio Bulcão

Conselho Fiscal

  1. Presidente
  2. Benjamin Moro

 

  1. Conselheiros efetivos
  2. Bruno Manso
  3. Gabriela Kappel

 

  1. Conselheiros suplentes
  2. Ricardo Pedrosa
  3. Lino Marques Barbosa
  4. Vera Lucia Schneider

Conselho Consultivo – nosso Painel de Especialistas

  1. Andrea Ramal 
  2. Eliana Sousa Silva 
  3. Heloísa Buarque de Hollanda 
  4. Marcelo Moura 
  5. Marcos da Veiga Pereira 
  6. Rodrigo Hubner Mendes 

 

Consulte nossos documentos normativos e políticas

Clique aqui para acessar