Leis de Incentivo

Você sabe o que são Leis de Incentivo?

As leis de incentivo são mecanismos que permitem a renúncia fiscal, por parte do Poder Executivo, de recursos que deveriam ser arrecadados de pessoas e empresas. Ou seja, o governo abre mão de receber parte dos impostos para incentivar projetos nas áreas cultural, esportiva e social.

A proposta das Leis de Incentivo Federais é permitir que empresas e pessoas físicas que declaram o Imposto de Renda destinem parte desses valores para projetos sociais contemplados por essas leis, fortalecendo políticas públicas e levando benefícios para muitas pessoas e comunidades.

É por meio de recursos incentivados que  muitas organizações têm a oportunidade de fazer a diferença: seja na própria área de atuação, nas localidades onde estão presentes ou até mesmo a nível nacional.

Entendemos que é essencial que essas instituições recebam orientações e diretrizes que contribuam para uma boa gestão e desenvolvimento de seus projetos – assim, eles expandem seu potencial transformador.

Conteúdo por lei

Lei Federal de Incentivo ao Esporte

A Lei Federal de Incentivo ao Esporte prevê a destinação de recursos financeiros para projetos que desenvolvam práticas esportivas mediante a aprovação da Secretaria Nacional de Incentivo e Fomento ao Esporte (SENIFE). A Vale patrocina os projetos que foram aprovados e divulgados no Diário Oficial da União. Após análise, a Vale entra em contato com as entidades e dá-se início ao processo que consolida as ações necessárias para a realização do projeto. Para projetos aptos a receber recursos incentivados, inscreva-se aqui.

Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato pelo e-mail: lei.esporte@vale.com.

Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA)

Os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, mais conhecidos como FIA, têm como objetivo financiar projetos que atuem na garantia da promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. O processo de repasse de recursos é definido pelo mapeamento dos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente cujos municípios estejam em áreas de atuação da Vale – seguindo as orientações das premissas legais e estratégicas da empresa. Como etapa inicial, são analisados os documentos que comprovam a regularidade dos Conselhos e seus respectivos Fundos Municipais. Os repasses são feitos no último trimestre de cada ano fiscal.

Fundo dos Direitos do Idoso

Os Fundos dos Direitos do Idoso, geridos pelos respectivos Conselhos destinam-se a programas e ações que assegurem os direitos sociais da pessoa idosa, além de criar condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. O processo de repasse de recursos é definido pelo mapeamento dos Conselhos de Direitos do Idoso dos municípios de atuação da Vale seguindo as orientações das premissas legais e estratégicas da empresa. Como etapa inicial, são analisados os documentos que comprovam a regularidade dos Conselhos e seus respectivos Fundos Municipais. Os repasses são feitos no último trimestre de cada ano fiscal.

Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato pelo e-mail: fundos.direitos@vale.com.

Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD)

O Programa Nacional Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD) visa a ampliação de oferta de serviços médico-assistenciais apoiando a formação, o treinamento e o aperfeiçoamento de recursos humanos em ações voltadas para pessoas com deficiência. A Fundação Vale gerencia o processo de apoio pela Vale às instituições cujos projetos atendem aos requisitos da legislação vigente e que foram aprovados pelo Ministério da Saúde mediante publicação no Diário Oficial da União para captar recursos.

Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato pelo e-mail: pronon.pronas@vale.com.

Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON)

O Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) foi implementado pelo Ministério de Saúde para incentivar ações e serviços de prevenção, e combate ao câncer por meio de entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos. A Fundação Vale gerencia o processo de apoio pela Vale às instituições cujos projetos atendem aos requisitos da legislação vigente e que foram aprovados pelo Ministério da Saúde mediante publicação no Diário Oficial da União para captar recursos.

Conheça os cursos disponíveis sobre as leis de incentivo

Elaboração, Gestão e Prestação de Contas para Projetos no Âmbito do PRONON e PRONAS/PCD

Clique aqui e acesse o curso

Fundo dos Direitos do Idoso e Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA): da Formação do Conselho à Captação de Recursos