Eixos de Atuação

Eixos de Atuação

Nos territórios em que está presente, a Fundação Vale estabelece parcerias para criar e implementar programas estruturantes, executados por meio de projetos que fortaleçam políticas e contribuam para o desenvolvimento social.

Atua por meio de uma extensa rede colaborativa formada por organizações governamentais, do terceiro setor, sociedade civil e empresas, que contribuem com seus conhecimentos e habilidades para construir estratégias para uma sociedade mais justa e sustentável.

A Fundação Vale atua nos campos de Saúde Básica, Educação, Inclusão Produtiva e Proteção Social.

Desenvolve programas que abrangem desde projetos para primeira infância e qualidade da educação, ao protagonismo juvenil e à valorização e formação continuada de gestores escolares e professores. As iniciativas também fortalecem a atenção básica à saúde, além de fomentarem desenvolvimento econômico sustentável do território por meio de iniciativas de inclusão produtiva e do empreendedorismo, que respeitam e potencializam saberes e vocações locais e tradicionais.

A Fundação Vale mantém, ainda, cinco Estações Conhecimento, espaços socioeducativos que oferecem atividades para crianças e adolescentes no contraturno escolar.

Veja as iniciativas que a Fundação Vale apoia em cerca de 50 municípios brasileiros:

Clique nos eixos de atuação e saiba mais 

Voltar

Educação

Investir na educação, para a Fundação Vale, é investir na formação integral do ser humano, nas oportunidades para uma vida melhor e mais digna. É o que fomenta as ações por uma sociedade justa, inclusiva, democrática e sustentável. Sempre buscando fortalecer e ampliar acesso às políticas públicas para a educação, os programas implementados pela Fundação Vale são criados em processos colaborativos, unindo especialistas acadêmicos, técnicos e locais, e levando em conta desejosnecessidades e saberes dos territórios. São dedicados a temas como alfabetização, formação de gestores de educação e de professores, melhoria de unidades educacionais, promoção da leitura e da cultura, combate à evasão escolar, entre outros.

Ver projetos
Voltar

Saúde Básica

O fortalecimento da atenção básica e da promoção da saúde são as duas frentes principais de atuação da Fundação Vale e de seus parceiros em prol do cuidado com as pessoas, as comunidades e o ambiente nos municípios em que está presente. Sempre em parceria com as secretarias de saúde e organizações sociais locais, tanto na cooperação técnica como na mobilização de recursos financeiros, a Fundação Vale desenvolve programas cujo entendimento da saúde é sistêmico e integral.

São ações que abrangem ampliação da formação de profissionais, incremento de infraestrutura e ampliação do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Contempla também iniciativas com foco no ambiente, garantia de direitos essenciais e melhoria da qualidade de vida, como ampliação do acesso à água e saneamento básico.

Ver projetos
Voltar

Inclusão Produtiva

Ampliar as possibilidades de trabalho e renda é essencial ao desenvolvimento social. Por isso, a Fundação Vale busca entender e valorizar saberes e fazeres locais dos territórios para apoiar iniciativas que ampliem oportunidades e ajudem a reduzir desigualdades sociais.

Os programas de inclusão produtiva visam fortalecer negócios locais. Nesse sentido, desenvolvem ações de formação para o empreendedorismo, da produção à comercialização, estruturação e alavancagem de negócios, incentivo ao empreendedorismo feminino e o fomento ao dinamismo econômico a partir das potencialidades locais.

Ver projetos
Voltar

Proteção Social

A Fundação Vale busca potencializar a Rede de Proteção Social, através do fortalecimento das instituições e políticas públicas que garantem a prevenção de situações de vulnerabilidade social nos territórios. Além disso, as iniciativas buscam acompanhar e auxiliar famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco.

Ver projetos
Voltar

Estações Conhecimento

As Estações Conhecimento são espaços que oferecem atividades de educação, cultura e esporte para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, no contraturno escolar. Seus projetos político-pedagógicos e suas programações são pensados para contribuir com o desenvolvimento integral das pessoas atendidas, fomentando a criatividade e a inovação, e fortalecer a articulação de parcerias entre entes públicos e a sociedade civil, valorizando as características de cada região.

Entre as atividades oferecidas estão aulas de idiomas e mídias digitais, música, dança e capoeira, e práticas esportivas como futebol, atletismo e natação. Salas e acervos de leitura e audiovisual também estão disponíveis. São cinco Estações Conhecimento, situadas nos municípios de Arari (MA), Brumadinho (MG), Serra (ES), Marabá e Tucumã (PA) 

Ver projetos