Eixos de Atuação

Nos territórios em que está presente, a Fundação Vale estabelece parcerias para criar e implementar o Programa de Educação e Saúde, executado por meio de projetos que fortaleçam políticas públicas e o combate à pobreza.

Atua por meio de uma estratégia intersetorial que busca apoiar na garantia de acesso a direitos fundamentais sempre em parceria com secretarias municipais, instituições sociais, parceiros executores e parceiros investidores que buscam, juntos, construir uma sociedade mais justa e sustentável.

A Fundação Vale contribui para o desenvolvimento social unindo ações de educação, saúde e proteção social promovendo agendas intersetoriais e ações de busca ativa

A complexidade das questões sociais que afetam o atendimento em Saúde e Educação nos municípios exige uma atuação intersetorial dos agentes públicos. Nesse sentido, o Programa de Educação e Saúde está estruturado de forma a promover o diálogo que permita a troca de informações e práticas e, em alguns casos uma atuação conjunta, entre os agentes da educação, da saúde e da assistência social dos municípios.

A Fundação Vale busca propor soluções que visam garantir a entrada e permanência de crianças e adolescentes na escola, fortaleçam a educação pública, promovam a saúde e a proteção social.

A Fundação Vale mantém, ainda, cinco Estações Conhecimento, espaços socioeducativos que oferecem atividades para crianças e adolescentes no contraturno escolar.

Conheça os principais eixos de atuação da Fundação Vale:

Clique nos itens abaixo para acessar

Educação: alfabetização e combate à exclusão escolar
Saúde e Proteção Social
Estação Conhecimento

Educação:
Alfabetização e combate à exclusão escolar

Investir na educação, para a Fundação Vale, é investir na formação integral do ser humano, nas oportunidades para uma vida melhor e mais digna. É o que fomenta as ações por uma sociedade justa, inclusa, democrática e sustentável. Sempre buscando fortalecer e ampliar acesso às políticas públicas para a educação, o programa implementado pela Fundação Vale é direcionado a estudantes de escolas públicas do Ensino Fundamental e visa ações para o fortalecimento dos processos de alfabetização e letramento: etapa crucial da vida escolar. O acesso à educação pública de qualidade é um direito fundamental para o desenvolvimento de comunidades autônomas, por isso, também desenvolve iniciativas de combate à exclusão escolar.

Os projetos são criados por meio de processos colaborativos, unindo especialistas acadêmicos, técnicos e a comunidade, levando em conta desejos, necessidades e saberes dos territórios. Entre as principais ações estão incluídas: formação de gestores educacionais e de professores, mobilização em prol da educação, elaboração de material didático e pedagógico, promoção da leitura e da cultura, entre outros.

Ver projetos

Saúde e Proteção Social

O fortalecimento da atenção básica ou atenção primária em saúde e assistência social, que é conhecida como a “porta de entrada” dos usuários do SUS e SUAS, e da promoção da saúde com uma política transversal do SUAS são as duas frentes importantes de atuação da Fundação Vale e de seus parceiros em prol do cuidado com as pessoas, as comunidades e o ambiente nos municípios em que está presente. Sempre em parceria com as secretarias de saúde e assistência social e organizações sociais locais, tanto na cooperação técnica como na mobilização de recursos financeiros, a Fundação Vale desenvolve programas cujo entendimento da saúde é sistêmico e integral.

A Atenção Básica orienta sobre a prevenção de doenças, soluciona possíveis casos de agravos e direciona os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade. Estão contempladas também ações de fortalecimento da rede de assistência social dos municípios – setor indispensável para a garantia do acesso a direitos fundamentais.

Ver projetos

Estação Conhecimento

As Estações Conhecimento são espaços que oferecem atividades de educação, cultura e esporte para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, no contraturno escolar. Seus projetos político-pedagógicos e suas programações são pensados para contribuir com o desenvolvimento integral das pessoas atendidas, fomentado a criatividade e a inovação, e fortalecer a articulação de parcerias entre entes públicos e a sociedade civil, valorizando as características de cada região.

Entre as atividades oferecidas estão aulas de idiomas e mídias digitais, música, dança e capoeira, e práticas esportivas como futebol, atletismo e natação. Salas e acervos de leitura e audiovisual também estão disponíveis. São cinco Estações Conhecimento, situadas nos municípios de Arari (MA), Brumadinho (MG), Serra (ES), Marabá e Tucumã (PA).

Ver projetos