Ciclo Saúde Proteção Social promove Oficinas Temáticas Intersetoriais em Itaguaí e Cariacica

Em novembro, o projeto Ciclo Saúde Proteção Social realizou Oficinas Temáticas Intersetoriais (OTI) nos municípios de Itaguaí (RJ) e Cariacica (ES), reunindo profissionais das políticas de Saúde e Assistência Social. O objetivo foi fortalecer a integração entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), promovendo reflexões sobre vulnerabilidades sociais, benefícios de transferência de renda e estratégias para qualificar o acompanhamento familiar.
As oficinas foram organizadas em quatro turmas, garantindo a participação de representantes de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios.

Em Itaguaí, a OTI contou com 64 participantes, representando as 20 UBS, 7 CRAS e o CCTI, além da presença do Instituto Dara, que compartilhou a experiência do Programa de Acolhimento das Famílias, desenvolvido em parceria com o Juntos Contra a Pobreza, da Vale.
“As Oficinas intersetoriais têm sido um momento de transformação da prática, ampliando o olhar dos profissionais sobre o cuidado da população e sobre os desafios em relação às vulnerabilidades sociais nos territórios.”
Cristiane Cabral – Subsecretaria de Atenção Básica (Itaguaí)
Em Cariacica, a abertura contou com a presença da Secretária de Assistência Social. Ao todo, participaram 118 profissionais, representando as 30 UBS e os 8 CRAS. As oficinas destacaram a importância de práticas alinhadas à realidade de cada território e reforçaram a necessidade de trabalho conjunto entre saúde e assistência social para ampliar o acesso e a qualidade do cuidado.
“Participar de uma oficina como essa é um momento de desconstrução e reconstrução de saberes junto a profissionais de setores importantes como a Saúde e a Assistência Social. […] Sigo na expectativa da continuidade e fortalecimento do trabalho intersetorial em nossa cidade.”
Luciano Molino Guidoni – Fisioterapeuta, Área Técnica da Promoção da Saúde e da Saúde do Homem (Cariacica)