
Desenvolvimento social como propósito
A Fundação Vale busca contribuir para o desenvolvimento social dos territórios brasileiros onde a Vale atua por meio do fortalecimento de políticas públicas de educação, saúde e geração de renda.


Atuação fundamentada na colaboração
Contribuir para o desenvolvimento social dos territórios em que a Vale está presente é a missão da Fundação Vale. Temos programas em 48 municípios e 5 estados brasileiros. Em cada um deles, atuamos sob uma perspectiva colaborativa, estabelecendo diálogos, valorizando saberes locais e ampliando vozes em busca do acesso igualitário a direitos essenciais.
Alianças para enfrentar vulnerabilidades
A Fundação Vale trabalha com um olhar horizontalizado de garantia de direitos essenciais para ajudar a promover a autonomia das comunidades. Por meio de estratégias de atuação intersetorial e de uma rede de parcerias, desenvolvemos projetos de educação, saúde e geração de renda que têm o objetivo de impactar positivamente indicadores sociais e combater a pobreza nos territórios.

A Fundação Vale também é mantenedora de cinco Estações Conhecimento
Localizadas em Arari (MA), Brumadinho (MG), Serra (ES), Marabá e Tucumã (PA), as Estações Conhecimento promovem atividades voltadas para o desenvolvimento integral das pessoas. Entre seus objetivos, estão o incentivo à criatividade e à inovação, a valorização das características de cada região e a articulação de parcerias entre entidades públicas e a sociedade civil.

Resultados 2024
R$ 86,9 MM
investidos em projetos sociais

124,7 mil
estudantes beneficiados
313
UBS (Unidades de Saúde Básica) apoiadas

3,7 mil
profissionais formados
7,2 mil
inscritos nas Estações de Conhecimento
Novidades

Projetos de agricultura familiar da Fundação Vale são destaques no mês de julho no Maranhão e em Minas Gerais
Saiba mais +
Projeto Quebradeiras: autonomia, dignidade e renda para famílias agroextrativistas do Maranhão
Saiba mais +
Projeto Frente SAN apoia produtores rurais em Minas Gerais e Maranhão mirando impacto social e econômico
Saiba mais +
Trilhos da Alfabetização lança material didático complementar que celebra a cultura maranhense
Saiba mais +
Relatório de Atividades 2024: Iniciativas da Fundação Vale alcançaram mais de 2 milhões de pessoas.
Saiba mais +
Ciclo Saúde Proteção Social realiza primeiras Mostras de Práticas em cidades de Minas Gerais
Saiba mais +Depoimentos
Adelia Santos
O projeto Trilhos da Alfabetização nos ajudou muito em sala de aula porque ele veio resgatar o relacionamento da cultura maranhense para que possamos conviver e aprender juntamente com os alunos em sala de aula. Os almanaques distribuídos pelo projeto são complementados com as formações que auxiliam no aprendizado dos alunos. O conteúdo da casa de farinha, por exemplo, é do cotidiano da nossa comunidade e foi uma vivência muito boa que os alunos conheceram o preparo da farinha, proporcionando a valorização da própria cultura.
Adelia Santos, professora da escola U.I. Tácitos de Caldas, em Buriticupu – Maranhão.
