Feira Livre do Pequiá incentiva economia e cultura local, em Açailândia (MA)

• 14/06/22

A Associação dos Feirantes e Produtores do Pequiá lançou, em abril, a Feira Livre do Pequiá, em Açailândia, Maranhão. Com grande participação de moradores do bairro, os visitantes aproveitaram as novidades trazidas por 26 comerciantes. Frutas, verduras, legumes e hortaliças, temperos, artesanato, lanches e plantas ornamentais estavam disponíveis para compra no local. A Fundação Vale idealizou a iniciativa e o Impact Hub foi responsável pela implementação. Além disso, o projeto teve o apoio da Vale Local e da Prefeitura de Açailândia.

Imagem de um cartaz com informações sobre a Feira Livre do Pequiá.

Com previsão de periodicidade quinzenal, a feira é realizada com o apoio do programa AGIR (Apoio à Geração e Incremento de Renda). O projeto estruturante de empreendedorismo visa incubar e acelerar negócios e possui cerca de 24 meses de duração. Para isso, investe em capacitações, assessoria técnica e gerencial, mentoria, investimento direto e acompanhamento dessas pequenas empresas locais. Dessa forma, desde 2013, a iniciativa já qualificou cerca de 100 negócios sociais no país.

Feira livre do Pequiá fortalece a identidade cultural da comunidade

A Feira Livre do Pequiá tem a intenção de reconstruir os espaços populares no bairro. Por meio, dela pretende-se promover a interação social e fortalecer a identidade cultural da comunidade. Assim, a feira contribui diretamente para a economia da região e incentiva a capacidade empreendedora dos moradores.

A Praça do Trabalhador, escolhida para a realização da feira, já é um importante espaço do comércio na região, de acordo com o presidente da Associação dos Feirantes Produtores do Pequiá (AFPP), Professor Advylson Sousa.

Imagem de duas mulheres, uma vendedora e outra cliente, na Feira Livre do Pequiá. Elas estão em uma banca de artigos de crochê e seguram uma sacola.
    A Feira Livre do Pequiá faz parte da intenção de reconstrução dos espaços populares no bairro e pretende promover a interação social e a identidade cultural da comunidade

Chegamos para gerar ainda mais trabalho, renda e segurança, além de oferecer aos consumidores produtos totalmente orgânicos, praça de alimentação variada, produtos de artesanato, confecções diversas e recreação para os visitantes

Professor Advylson Sousa.

Por fim, Advylson comenta: “Vale ressaltar que a participação dos feirantes e produtores contribui tanto para uma alimentação saudável, quanto para o desenvolvimento do nosso Distrito de Pequiá e, consequentemente, do município de Açailândia, Maranhão”.