Webinário destinado a educadores de Itabira (MG) estimula equidade de gênero na ciência

• Minas Gerais
  • 08/08/22
    Foto: Nilmar Lage / Grão Fotografia

O webinário “Meninas na ciência: experiências e reflexões”, realizado no fim de junho no Youtube, reuniu educadores de Itabira, Minas Gerais, com o objetivo de sensibilizar os participantes sobre a importância da promoção da equidade de gênero na ciência. O evento foi organizado pelo projeto Fazer Ciências, mantido pela Fundação Vale em parceria com a Comunidade Educativa CEDAC, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento das práticas de ensino de ciências e matemática nas escolas públicas.

Durante o encontro, professoras de Itabira compartilharam experiências com foco no empoderamento feminino e na relação das meninas com a ciência. Entre os participantes, também estiveram a gerente de Metodologias Sociais e o gerente de Territórios da Fundação Vale, Fernanda Fingerl e Maykell Costa, e a diretora-presidente da Comunidade Educativa CEDAC, Teresa Perez.

Para a Fundação Vale, investir em educação é contribuir para a garantia de direitos, através de projetos que visam o desenvolvimento integral do ser humano. Desta maneira, a gente gera oportunidades para uma vida melhor e mais digna, explicou Fernanda Fingerl.

O Fazer Ciências, especificamente, tem o objetivo de ampliar as formas de aprender e ensinar essas disciplinas, permitindo que os estudantes possam ser protagonistas das suas aprendizagens e descobrir o prazer nesse processo, acrescentou.

Professora propõe iniciativas para despertar o interesse das alunas pelas ciências

A crítica literária Cristiane Tavares comandou um momento cultural com trechos de obras da escritora paulista Geni Guimarães. A palestrante Lucinéia Alves, professora da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, expôs questões que levam a baixa presença feminina em cursos e cargos relacionados às áreas de ciências exatas e tecnológicas e propôs iniciativas para despertar nas alunas o interesse por carreiras nessas áreas.

A maioria das cientistas descobriu o gosto pela ciência na infância ou na adolescência, por isso a importância do estímulo na escola por meio da realização de palestras, projetos e atividades na área, reforçou Lucinéia, que é mestra e doutora em Ciências pela Fiocruz, citando exemplos de atividades e datas comemorativas que podem ser aproveitados em ações com as alunas.