Projeto de Educação Científica e Tecnológica incentiva o pensamento científico em estudantes das Estações Conhecimento de Serra (ES), Marabá (PA) e Arari (MA)

O projeto de Educação Científica e Tecnológica é uma iniciativa que reforça a importância do aprendizado de temas ligados a essas áreas pelo método investigativo, no qual o conhecimento é estimulado a partir de atividades práticas nas Estações Conhecimento de Serra (ES), Marabá (PA) e Arari (MA). Com duas temáticas desenvolvidas ao longo do ano, os estudantes entre 4 e 17 anos foram incentivados a desenvolver o pensamento científico e a trabalhar a criatividade.

No primeiro semestre do ano, as crianças e adolescentes das Estações Conhecimento (EC) desenvolveram a missão de Astronomia e Astronáutica, com pesquisas ligadas a foguetes, máquinas voadoras e observação de astros. No segundo semestre, a EC Arari apresentou o projeto Nossa Terra, enquanto a EC Serra e a EC Marabá apresentaram o projeto Descobrindo e Construindo Culturas Locais. Nessas atividades, era essencial elaborar explicações para os fenômenos, levantar e testar hipóteses, criar argumentos, recolher evidências, compartilhar soluções, entre outras estratégias pedagógicas.

Audileide Oliveira, diretora da Estação Conhecimento Marabá, comenta sobre a participação dos estudantes no projeto:

“O Projeto Educação Científica e Tecnológica trouxe às Estações Conhecimento novas formas de as crianças, adolescentes e jovens acessarem o conhecimento, proporcionando a inclusão e o desenvolvimento da capacidade criativa, dotando-os de habilidades para utilizar os saberes das disciplinas ofertada pelo ensino regular e os saberes adquiridos na vivência do dia a dia”, elogiou a diretora da Estação Conhecimento de Marabá, Audileide Oliveira.

Para o desenvolvimento do projeto, as Estações Conhecimentos contaram com os Espaço Maker, um ambiente destinado às atividades práticas. Nesses espaços, os estudantes estudam com diferentes tipos de materiais como protoboards e kits para trabalhos com arduíno, ferramentaria, drones, motores etc.

O Projeto Descobrindo e Construindo Culturas Locais, na Estação Conhecimento de Marabá, realiza atividades culturais diversas, com a produção de espetáculos de dança, teatro, além da quadrilha que ocorre anualmente. Por isso, as atividades desenvolvidas no laboratório makes focaram principalmente em iluminação, prototipação de um placar eletrônico com a construção de circuitos e sistemas de controle e automação de displays e imprensa jovem.

Na EC Arari, que possui um programa de Educação do Campo com o objetivo de promover a responsabilidade social e cidadania ligadas ao meio ambiente, o projeto integrador, chamado Nossa Terra, partiu da busca de uma maior articulação com a educação do campo e o núcleo de permacultura. As estratégias atenderam ao desejo dos educadores de ampliar a temática com a inclusão de atividades ligadas à cultura – música, teatro, jogos africanos. As principais atividades makers desenvolvidas foram: horta hidropônica, automação da irrigação. Bomba hidráulica, análise de solo, comedouro para pássaros, caixa para meliponário, imprensa jovem e observação das plantas.

Na Estação Conhecimento de Serra, a estratégia focou no eixo da promoção das culturas locais para impulsionar a educação científica e tecnológica. Foram trabalhados principalmente desafios makers para a construção de instrumentos musicais, produção de trilhas musicais e a imprensa jovem.

Notícias relacionadas