Empreendedoras da Rede Mulheres do Maranhão lançam livro de receitas para fortalecer negócios na pandemia

• Maranhão
  • 10/08/21
    Capa do livro de receitas do Babaçu criado pela rede Mulheres do Maranhão.

A Rede Mulheres do Maranhão (RMM), formada por mais de 200 empreendedoras, empreendedores e quebradeiras de coco babaçu, fortaleceu seus negócios com a ampliação de canais de venda e lançamento de livro de receitas. Sob o título “Receitas do Babaçi – do Maranhão para a sua mesa”, o livro conta com pratos à base de farinha de mesocarpo de babaçu, que pode ser encontrado gratuitamente no site da Rede Mulheres do Maranhão.

A RMM é uma iniciativa da Fundação Vale em parceria com a Mandú Inovação Social e investimento da Wheaton Precious Metals, com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e fortalecer o trabalho qualificado de ex-vendedoras ambulantes que atuavam ao longo da Estrada de Ferro Carajás.

Uma das autoras é Raimunda Andrade Silva, a dona Mundica, que criou a receita de Pudim de Mesocarpo de Babaçu. “Já fizemos vários cursos. Entre eles, o de empreendedorismo, que me surpreendeu muito. Eu não sabia a maneira certa para comercializar, montar um negócio, fazer cálculos, gestão. Hoje eu já sei como organizar tudo direitinho. Estou com 66 anos e gosto de aprender”, conta.

A Fundação Vale celebra o sucesso do grupo. “O livro de receitas é mais um instrumento de divulgação e visibilidade do trabalho das empreendedoras, e faz parte da estratégia de otimizar as vendas online. A ampliação dos canais de vendas é fundamental, principalmente no contexto de pandemia. A Fundação Vale se orgulha de fazer parte da história da Rede Mulheres do Maranhão, e busca continuar contribuindo para a valorização do potencial dessas mulheres”, explica Marcus Finco, Gerente do Território Norte da Fundação Vale.

Venda de farinha de mesocarpo pela internet

O negócio social Mulheres Mãos de Fibra, que integra a RMM, também comemora conquistas. O grupo começou a vender a farinha de mesocarpo pela internet, no marketplace da Feira Preta, uma das maiores da América Latina. Também passou a fornecer o produto ao CRESOL (Centro de Referência Estadual de Economia Solidária do Maranhão) para venda física em um dos maiores pontos turísticos e de grande visitação no estado, o Centro Histórico de São Luís. Para mais informações, acesse aqui