Encontro em São Luís reúne parceiros e representantes de 24 municípios maranhenses empenhados na melhoria da saúde pública 

  • Maranhão
  • 08/03/24

    No dia 1º de março, ocorreu o encontro no Parque Botânico Vale São Luís, em São Luís, que reuniu parceiros e representantes de 24 municípios maranhenses. O objetivo principal do evento foi discutir parcerias visando ampliar o acesso à saúde pública para populações vulneráveis, como parte do projeto “Ciclo Saúde Proteção Social”. 

    O projeto “Ciclo Saúde Proteção Social” tem como meta fortalecer a Atenção Básica por meio da doação de equipamentos e mobiliários, além da formação continuada das equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Centros de Referência de Assistência Social (CRASs) dos municípios participantes. Essa iniciativa beneficia 396 UBSs e 55 CRASs, atendendo aproximadamente 1,9 milhões de pessoas. 

    A Fundação Vale, em parceria com o Cedaps e as secretarias municipais de saúde e assistência social, é responsável pelo programa Ciclo Saúde Proteção Social. A implementação do programa no Maranhão foi realizada por meio do Fundo Juntos pela Saúde, uma iniciativa do BNDES gerida pelo IDIS. Em conjunto com doadores privados, o objetivo é reunir recursos para apoiar e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. 

    O encontro contou com a participação de representantes da Fundação Vale, Cedaps, BNDES, IDIS, Wheaton Precious Metals, CIM, UFMA e dos 24 municípios participantes. Durante o evento, foi enfatizada a importância da articulação intersetorial e do compromisso com uma saúde pública de qualidade. Além disso, uma conferência conduzida por Anna Tereza Miranda Soares de Moura, médica e doutora em Saúde Coletiva, abordou a relevância da educação permanente para fortalecer as políticas públicas. 

    O encontro encerrou uma série de atividades presenciais realizadas ao longo da semana em São Luís, incluindo oficinas formativas e reuniões técnicas. Desde dezembro do ano passado, mais de 100 oficinas formativas foram realizadas, beneficiando cerca de 2.000 profissionais da Atenção Básica no Maranhão. O projeto abrangeu os municípios de Açailândia, Alto Alegre do Pindaré, Anajatuba, Arari, Bacabeira, Bom Jardim, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Cidelândia, Igarapé do Meio, Itapecuru-Mirim, Itinga do Maranhão, Miranda do Norte, Monção, Pindaré Mirim, Santa Inês, Santa Rita, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca, Santa Luzia, Tufilândia, Vila Nova dos Martírios e Vitória do Mearim. 

    Notícias relacionadas