Fundação Vale realiza novas entregas nas áreas de Educação e Saúde no município de Mangaratiba
Em dezembro, o Projeto Territórios em Rede e o Ciclo Saúde Proteção Social realizaram novas entregas no município de Mangaratiba, reforçando ações voltadas ao fortalecimento da integração entre as políticas públicas e à qualificação do atendimento à população.
No dia 9, durante a última reunião do Comitê Gestor Intersetorial, eixo do Projeto Territórios em Rede, foi disponibilizado o Guia de Serviços Sociais. Fruto de uma ampla articulação entre diferentes setores, o material orienta as famílias sobre o acesso a direitos, serviços e equipamentos existentes no território. Além de beneficiar diretamente a população, o guia se consolida como uma referência prática para os profissionais da rede de proteção social, que poderão utilizá-lo e divulgá-lo nos diversos espaços de atuação.
Moradora do bairro Coroa Grande, a líder comunitária Vanda Teixeira Santos recebeu o Guia de Serviços e ressaltou sua importância para os moradores. Para ela, o conteúdo vai além da orientação prática e representa um gesto de acolhimento. Como destacou: “Muitas famílias não sabem como funciona o atendimento ou ficam confusas com tantas informações. Com o Guia, tudo fica mais claro. Para mim, ele facilita o acesso porque aproxima as pessoas dos serviços, diminui a ansiedade e a sensação de desamparo. O material transmite a mensagem de que existe um lugar de acolhimento.”

Já no dia 11 de dezembro, no âmbito do Ciclo Saúde Proteção Social, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu uma Câmara para Conservação de Imunobiológicos, equipamento essencial para garantir a segurança e eficácia das vacinas utilizadas nas campanhas de imunização. Na mesma data, foram entregues 12 banners informativos apresentando os serviços ofertados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), ampliando o conhecimento da população sobre os programas e atendimentos disponíveis e contribuindo para desconstruir a percepção de que o CRAS está restrito ao Programa Bolsa Família.
O Ciclo Saúde Proteção Social também produziu o Guia de Reconhecimento de Território, desenvolvido para apoiar as equipes da Estratégia de Saúde da Família na realização de estudos territoriais e na redefinição das áreas de abrangência. Com uma abordagem participativa e baseada em evidências, o guia estimula o uso de ferramentas de georreferenciamento, contribuindo para um planejamento mais preciso e para o fortalecimento da atuação diária das equipes.

Paralelamente, a Fundação Vale realizou importantes entregas para qualificar os serviços públicos no município de Itaguaí. Entre elas, destaca-se o Guia de Recursos em Saúde Mental e Intersetorialidade, elaborado para apoiar profissionais da Saúde e da Assistência Social, ampliar o conhecimento sobre a rede de serviços, fortalecer os fluxos de acolhimento e promover uma atuação integrada no território. A Fundação também entregou o Guia de Serviços do Território em Rede, que reúne informações sobre os serviços disponíveis no município, incluindo endereços, contatos e atendimentos especializados. De utilidade pública, o material foi distribuído à Prefeitura, às Secretarias de Saúde e Educação e às famílias.