Com foco na saúde, Fundação Vale realiza novas ações para fortalecer o SUS e o SUAS em Minas Gerais 

  • Minas Gerais
  • 11/09/25

    Entrega dos materiais em Rio Piracicaba em 19/08 

    No mês de agosto, o Projeto Ciclo Saúde Proteção Social realizou a entrega de novos lotes de equipamentos e mobiliários às Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social/Desenvolvimento Social, às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios de Catas Altas e Rio Piracicaba (MG). 

    As doações fazem parte do objetivo do projeto de contribuir para o fortalecimento da Atenção Básica (SUS), em articulação intersetorial com a Proteção Social (SUAS). Além disso, o Ciclo Saúde também investe na educação permanente dos profissionais das UBSs e CRAS, fomentando uma cultura de atuação integrada entre saúde e desenvolvimento social. 

    Em 2024, já foram entregues dois lotes aos municípios. No primeiro lote, Catas Altas recebeu 84 itens para as UBS e CRAS, enquanto Rio Piracicaba recebeu 343. Entre os materiais doados estavam aparelhos de pressão, otoscópios, consultório odontológico portátil, sonares, notebooks, mesas de reunião e cadeiras para atendimento.

     

    Materiais doados pelo CSPS para Catas Altas 

    Neste segundo lote, a Secretaria Municipal de Saúde de Catas Altas recebeu biombos de madeira, mesas de Mayo com rodízios, poltronas reclináveis para medicação, carrinhos de emergência, cadeiras de rodas e um equipamento de Raio-X Odontológico Coluna Móvel. 

    Já o CRAS foi contemplado com um mural de cortiça, biombo de madeira flexível, roteador Wi-Fi e uma Smart TV de 43 polegadas — itens que contribuirão para a qualificação da ambiência de trabalho e o aprimoramento do atendimento à população. 

    O município de Rio Piracicaba recebeu mesas e macas ginecológicas, equipamentos que contribuirão para a ampliação da oferta de serviços e para a melhoria do atendimento prestado à população. 

    Ciclo Saúde Proteção Social 
    A iniciativa, realizada pela Fundação Vale em parceria com o Cedaps (Centro de Promoção à Saúde) e as secretarias municipais, tem como propósito fortalecer a Atenção Básica (SUS) em articulação com a Proteção Social (SUAS), promovendo a saúde individual e coletiva e ampliando o acesso a serviços para famílias em situação de vulnerabilidade.  

    Notícias relacionadas