Salas de leitura em escolas públicas de São Luís e Bacabeira (MA) são inauguradas pelo Programa “Rotas e Redes Literárias”

• Maranhão
  • 22/12/21
    Uma senhora em pé mostrando a história de um livro para duas meninas sentadas
    Inauguração de uma das novas salas de leitura para alunos do ensino médio no Maranhão.

O Programa “Rotas e Redes Literárias”, que fomenta o acesso ao livro em instituições públicas de ensino, inaugurou salas de leituras em quatro escolas de ensino médio em São Luís e em duas no município de Bacabeira, no Maranhão. A iniciativa é uma parceria da Fundação Vale com a Cidade Escola Aprendiz e a Secretaria Estadual de Educação, que entendem a leitura como elemento importante para a formação de cidadãos desde a infância. Nos próximos meses, duas escolas em Arari e três em Santa Rita também contarão com novas salas de leitura.

O Programa também premiou as iniciativas de promoção do livro, da leitura e da literatura desenvolvidas nas 11 escolas públicas de Ensino Médio dos municípios maranhenses beneficiados pelo Programa “Rotas e Redes Literárias”. A premiação será de R$ 3 mil na forma de incentivo para cada escola contemplada.

A importância de melhorar o acervo de obras das salas de leitura

Para compor o acervo das onze salas de leitura que participam desta primeira etapa do Programa, foram doados, no total, mobiliários e 5.011 livros, sendo um livro por estudante matriculado. A iniciativa prevê o apoio à estruturação física das salas de leitura em escolas e também do Farol do Saber de Arari (espaço de aprendizagem oferecido pelo Governo do Maranhão). Além disso, trabalha para a ampliação do acervo de títulos das salas de leitura nas escolas; na formação da comunidade escolar para a gestão do espaço e na promoção das capacidades leitoras dos estudantes.

Gerente do Território Norte da Fundação Vale, Marcus Finco destacou que investir na educação, para a Fundação Vale, é proporcionar oportunidades para uma vida melhor e mais digna. “Ampliar repertórios e ter contato com a literatura é fundamental no processo de aprendizagem. A parceria com a Secretaria Estadual de Educação, no Programa ‘Rotas e Redes Literárias’, está colaborando para a ampliação do acesso ao livro e leitura aos estudantes do Maranhão”, reforçou. Para Adelaide Diniz, superintendente da Rede de Ensino e Aprendizagem da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), esta entrega é significativa: “Esses espaços de leitura são fundamentais para o crescimento dos estudantes, para as práticas escolares e o apoio a todo o trabalho docente e gestão de sala de aula para que, de fato, ocorra a aprendizagem”.