Projetos

Imagem destacada Projetos
Todos os projetos

Os projetos e iniciativas da Fundação Vale são desenvolvidos nos eixos de Educação, Saúde Básica, Inclusão Produtiva e Proteção Social, além de incluir cinco Estações Conhecimento. Os projetos são implementados nos territórios em que a Vale atua. Nessa página, você pode conhecer um pouco mais sobre os projetos e filtrar considerando a temática, o estado ou o município de atuação. 

Ciclo Saúde Proteção Social

Ciclo Saúde Proteção Social tem o objetivo de fortalecer as ações de prevenção de doenças e promoção da saúde com uma política transversal do SUAS, com gestores e profissionais das áreas da Saúde e Assistência Social mais qualificados e com melhores condições técnicas e materiais para uma atuação que faça diferença nos territórios.

As ações estão organizadas a partir da experiência acumulada pelo Ciclo Saúde nos territórios com ênfase em metodologias ativas e participativas, reconhecidas e com resultados. Em parceria com o Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS) e as secretarias municipais, os principais objetivos da iniciativa são desenvolver capacidades e fomentar a educação permanente de gestores e profissionais; fomentar a cultura da atuação intersetorial; ampliar o desempenho da Atenção Básica em Saúde e Assistência Social e melhorar indicadores Sociais e de Saúde (Previne Brasil). 

Acompanhe os materiais desenvolvidos pelo programa no canal Ciclo Saúde  e pela rede social Ciclo Saúde Proteção Social.

Estações Conhecimento

As Estações Conhecimento são equipamentos mantidos pela Fundação Vale que oferecem atividades de educação, cultura e esporte no contraturno escolar, tendo como principal público crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Por meio de suas programações, contribuem para o desenvolvimento social das comunidades atendidas, fomentando a criatividade, a inovação, a articulação de parcerias, a participação e o compartilhamento de ações entre entes públicos e sociedade civil organizada e as comunidades, valorizando as características de cada região. São cinco Estações Conhecimento, situadas nos municípios de Arari (MA), Brumadinho (MG), Serra (ES), Marabá e Tucumã (PA).

São instituições independentes, mantidas principalmente com recursos diretos da Fundação Vale, recursos incentivados da Vale e recursos provenientes de empresas parceiras. Os recursos incentivados são originários do Fundo da Infância e da Adolescência (Conselhos Municipais de Defesa da Criança e do Adolescente) e da Lei de Incentivo ao Esporte (Secretaria Especial do Esporte).

Saiba mais sobre cada Estação Conhecimento:

Estação Conhecimento Arari

Estação Conhecimento Brumadinho

Estação Conhecimento Serra

Estação Conhecimento Marabá

Estação Conhecimento Tucumã

Inova Up

O Programa Inova Up surgiu pela inspiração da fusão dos programas do Centro de Empreendedorismo da Amazônia com o Programa AGIR (Apoio à Geração e Incremento de Renda) para formar jovens empreendedores com foco em sustentabilidade e guiar alguns desses jovens até a abertura de suas empresas monitorando suas atuações pelo primeiro trimestre de operação.

O programa é implementado pelo Centro de Empreendedorismos da Amazônia e tem como parceiro investidor a Wheaton Precious Metals.

Acompanhe as atividades pelo site Inova Up.

Programa Fortalecimento de Conselhos

O Programa Fortalecimento de Conselhos, iniciativa da Fundação Vale que estimula o melhor aproveitamento dos recursos incentivados da Vale para Fundos da Criança e Adolescente e Fundos do Idoso, organizou este ano uma série de formações virtuais e assessoria técnica para 115 municípios do Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará e Rio de Janeiro.

O objetivo geral do programa é contribuir com o fortalecimento da gestão e atuação dos Conselhos de Direitos nas políticas públicas. Entre os temas abordados, estão os processos de regularização, planejamento, utilização dos recursos dos Fundos, repasses às Organizações da Sociedade Civil, monitoramento da execução dos recursos, transparência e prestação de contas.

Territórios em Rede

O Programa Territórios em Rede visa identificar os principais desafios relativos ao desenvolvimento dos municípios, propondo um conjunto de ações que permitam garantir o enfretamento da exclusão escolar e realizar um diagnóstico aprofundado dos desafios e a articulação de setores governamentais e não governamentais para o desenvolvimento de políticas e iniciativas nas diferentes áreas. A iniciativa é executada pela Cidade Escola Aprendiz e tem como parceiros investidores a Wheaton Precious Metals, o Grupo Hidrau Torque (GHT), a Komatsu e a Keda (KHDI).

Atualmente o projeto está ativo em 16 municípios nos estados do Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Para acompanhar as iniciativas e os resultados do programa, acesse o site Territórios em Rede.

Trilhos da Alfabetização

O Programa Trilhos da Alfabetização busca contribuir para a alfabetização plena de crianças nas escolas públicas dos municípios de atuação da Vale. As ações contemplam formação das equipes técnicas das Secretarias Estadual e Municipais de Educação, dos educadores, produção e distribuição de material didático complementar e a mobilização da comunidade escolar para a alfabetização.

No Maranhão, a iniciativa da Fundação Vale é realizada em parceria com 24 municípios vizinhos da Estrada de Ferro Carajás, o Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM), o Governo do Estado do Maranhão e a Fundação Getulio Vargas (FGV).

No Pará, 8 municípios de atuação da Vale são parceiros do projeto: Bom Jesus do Tocantins, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Marabá, Ourilândia do Norte, Parauapebas e Tucumã integram o projeto. O projeto no estado também conta com investimentos da Wheaton Precious Metals e do BNDES por meio do Fundo Socioambiental.

No Rio de Janeiro, o projeto acontece em parceria com as prefeituras de Itaguaí e Mangaratiba e é implementado pelo parceiro Comunidade Educativa CEDAC.