Cadeia do mel em Açailândia (MA) é fortalecida com parceria firmada entre Fundação Vale e Suzano

• Maranhão
  • 29/11/21
    Dezenas de abelhas aparecem enquanto apicultores manejam seus viveiros.
    Parceria fornece apoio operacional e institucional no manejo do mel

A Fundação Vale, através do programa AGIR, e a Suzano, por meio do projeto “Colmeias”, firmaram uma importante parceria para intensificar as ações de apoio e desenvolvimento da cadeia produtiva do mel em Açailândia (MA), com foco em aumentar a comercialização para o atacado e diminuir os riscos de ataque de abelhas em assentamentos e povoados. A proposta conjunta de atuação está focada na comunidade do Piquiá e nos assentamentos Francisco Romão, Agroplanalto, Planalto I e Novo Oriente. A estratégia é baseada na expansão do pasto apícola para os integrantes da Associação Agroindustrial Vale de Açailândia (AAVA) nas unidades florestais da Suzano.

Nessa parceria, por parte da Fundação Vale, estão previstas a aquisição de insumos apícolas para aumento e produção de mel, e a capacitação técnica os apicultores para gestão do negócio. A Suzano, por sua vez, irá disponibilizar suas áreas florestais para ampliação do Projeto Colmeias, e investir na capacitação técnica de apicultores para realização do manejo do mel dentro das suas áreas florestais. Ambas as instituições fornecerão apoio operacional e institucional, contribuindo para a realização dos treinamentos. Com o fortalecimento da cadeia do mel nessas regiões e o aumento da produção, a Associação Agroindustrial Vale de Açailândia (AAVA) poderá, futuramente, obter uma Casa do Mel por meio de parcerias estratégicas locais.