”Ciclo Saúde” faz doação de equipamentos e mobiliários para Unidades Básicas de Saúde de São Luís (MA), Cariacica e Colatina (ES)

Equipe de voluntários, diretoria e beneficiados recebendo os equipamentos doados ao programa
Equipe do programa usando máscara de proteção posa para foto junto aos equipamentos eletroeletrônicos doados.

O “Ciclo Saúde”, Programa que contribui com o aprimoramento da Atenção Básica nos municípios, avançou mais uma etapa de sua implementação no Maranhão e no Espírito Santo neste fim de ano, com a doação de equipamentos e mobiliários. O Programa é uma parceria entre a Fundação Vale, o CEDAPS e as secretarias municipais de saúde. A iniciativa amplia o acesso a serviços nas comunidades por meio do aprimoramento da gestão e do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Em São Luís, no Maranhão, três Unidades Básicas de Saúde da região do Itaqui-Bacanga (Centro de Saúde Vila Bacanga, Centro de Saúde Vila Embratel e Centro de Saúde Valdecy Eleuteria Paraíso) receberam 164 itens, entre balanças, aparelhos de pressão infantil e adulto, mesa para exame clínico, sonar, oftalmoscópio, otoscópio, cadeiras, mesa infantil para brinquedoteca, tablet e computador. As entregas foram acompanhadas por representantes da Fundação Vale e da Vale, pela comunidade local, por conselheiros de saúde, agentes comunitários de saúde e profissionais das UBS. Outras cinco UBS da cidade também foram contempladas e estarão recebendo equipamentos ao longo do mês de dezembro.

O “Ciclo Saúde” também teve atuação no Espírito Santo. 30 UBS dos municípios de Cariacica e Colatina receberam cerca de 600 itens, como caixas de vacina, mesas para exame clínico, macas ginecológicas, cadeiras, mesas de escritório e notebooks. Os equipamentos são escolhidos em conjunto com as secretarias municipais de saúde a partir de uma lista estratégica definida pelas equipes do Programa. A avaliação é baseada nos quatro eixos de atuação do projeto: doação de instrumentos de apoio aos profissionais de saúde para aprimoramento do diagnóstico e do atendimento à comunidade; doação de mobiliários e equipamentos voltados à criação de ambientes favoráveis ao desenvolvimento de ações educativas; doação de itens para melhorar a qualidade do ambiente de trabalho; e equipamentos para informatização da UBS.