Ciclo Saúde Indígena doa equipamentos e apoia a formação de profissionais para o fortalecimento de polos indígenas no Maranhão

• Maranhão
  • 30/05/23

O projeto que beneficiou cerca de 4 mil usuários do SUS e SUAS, foi concluído com a doação de 283 itens para oito Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSI)

O Ciclo Saúde Indígena foi um programa de cooperação técnica criado, em 2021, para fortalecimento da Atenção Primária à Saúde Indígena no Maranhão por meio de doações de equipamentos e mobiliários e da capacitação de profissionais da área nos polos Indígenas de Santa Inês e Zé Doca. A iniciativa da Fundação Vale, em parceria com o Centro de Promoção da Saúde (Cedaps), foi iniciada a partir da bem-sucedida experiência do projeto Ciclo Saúde, que, desde 2014, já atuou em mais de 40 municípios de seis estados brasileiros.

Em 2022, o Ciclo Saúde Indígena desenvolveu ações de promoção de saúde indígena e educação nos territórios. Representantes do DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) Maranhão, da Fundação Vale, da Vale e lideranças indígenas se reuniram, em março, para apresentação e discussão dos resultados do projeto. Dentre os objetivos do projeto, está contribuir para o fortalecimento do vínculo entre as equipes multidisciplinares de saúde indígena (EMSI) e as comunidades indígenas, por meio de estratégias interculturais que aperfeiçoem a comunicação. Desta maneira, aumentam as oportunidades de garantir o direito dos povos indígenas a uma atenção integral e diferenciada à sua saúde.

Oficinas básicas e temáticas para os profissionais de saúde

Durante a realização do projeto, foram qualificadas seis equipes multidisciplinares de Saúde Indígena, com um total de 56 profissionais, em oficinas básicas e temáticas, que abordaram temas como saúde da mulher, saúde mental indígena, segurança alimentar e mapa falante.  O projeto também doou 283 equipamentos e mobiliários para oito Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSI), entre eles tablets para apoiar o trabalho de 20 agentes indígenas de Saúde para geoplanejamento e uso estratégico de dados sobre as regiões. Também foram entregues​​​​ macas ginecológicas​, mesas para exame clínico, cadeira para coleta de sangue e sonares, ​ entre outros equipamentos.  ​Ao longo do projeto​​​, 4.310 ​u​​​suários do ​​​Subsistema de Atenção à Saúde Indígena​ foram beneficiados pelo programa.

Como produto do diálogo das reflexões que aconteceram durante as oficinas temáticas do projeto nos Polo Base de Santa Inês e Zé Doca, foi elaborado o Caderno Temas em Saúde Indígena. O material apresenta, à luz dos princípios da promoção de saúde, da educação permanente e da interculturalidade (CEDAPS, 2022), os saberes e as reflexões para dar visibilidade aos saberes apresentados pelos profissionais de saúde e pelas lideranças indígenas que participaram desses eventos formativo, de modo a contribuir para valorizar as experiências desenvolvidas pelas EMSIs ao fazerem saúde junto às comunidades dos povos Guajajara, Awá-Guajá e Ka’apor.

“Acreditamos que com profissionais mais qualificados e melhores condições técnicas e de equipagem, estamos contribuindo para fortalecer as iniciativas de prevenção de doenças e autocuidado, atuando de forma estruturante, considerando o diálogo intercultural na promoção e educação da saúde indígena e de acordo com as necessidades de cada comunidade”, comenta o Gerente do Território Norte da Fundação Vale, Marcus Finco.