“Ciclo Saúde” realiza ações de apoio à campanha Dezembro Vermelho e oficinas sobre saúde sexual e reprodutiva

No fim do ano, o Programa “Ciclo Saúde” teve seu foco voltado à campanha Dezembro Vermelho. De mobilização nacional, o dezembro vermelho incentiva a luta contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

O podcast “Se Liga no Ciclo Saúde” lançou o episódio Dezembro Vermelho: Avanços e Desafios na Prevenção ao HIV/Aids, no qual entrevistou o psicólogo e mestre em saúde pública pela Fiocruz Salvador Campos Corrêa. Salvador observou que, diante dos obstáculos acerca do tema, a desinformação e o preconceito reforçam o estigma da epidemia do HIV, que atinge de forma desigual a sociedade.

“A gente tem um tratamento que ainda não é para todas as pessoas. A população negra morre mais de HIV do que a população branca. Nós precisamos mudar essa situação para que ninguém mais morra por uma doença que tem tratamento gratuito no nosso Sistema Único de Saúde”.

Salvador Corrêa, psicólogo e mestre em saúde pública pela Fiocruz.

Aulas capacitam equipes no atendimento ao público

Oficinas temáticas sobre a saúde sexual e reprodutiva são realizadas em todos os municípios de atuação do Programa “Ciclo Saúde”, para as equipes das unidades de saúde que abordam assuntos relacionados, como as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). O objetivo é reforçar a capacitação das equipes em planejamento, execução e avaliação de estratégias de educação e promoção da saúde, além do aprimoramento do conteúdo técnico sobre o tema. Durante essas oficinas, são utilizados materiais instrucionais, com conteúdo técnico e dinâmicas, e o caderno temático Saúde Sexual e Reprodutiva, da Série Estudos Dirigidos Ciclo Saúde.

A distribuição de kits da série “Ciclo Saúde – Saúde Sexual e Reprodutiva” também esteve no foco das ações do programa voltadas à saúde da mulher. No kit, foram reunidos um álbum seriado sobre IST/Aids, um quadro de métodos anticoncepcionais, um quadro imantado, um modelo pélvico de acrílico, entre outros itens.

O Programa “Ciclo Saúde” atuou no fortalecimento da atenção básica ao longo de 2021 nos 16 municípios em que é implementado e foi desenvolvido pela Fundação Vale, em parceria com o Centro de Promoção da Saúde (Cedaps), o Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família da Universidade Estácio de Sá e as secretarias municipais de saúde.