Educação Inclusiva em Itaguaí (RJ) realiza montagem de salas com recursos multifuncionais e formação de educadores

• Rio de Janeiro
  • 10/08/21
    Equipe de Voluntários Vale de Portos Sul montam e organizam recursos multifuncionais nas salas de aula.

A Rede Pública Municipal de ensino de Itaguaí, no Rio de Janeiro, participa do projeto Educação Inclusiva, iniciativa da Fundação Vale em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC). Entre as ações do programa, está a doação de materiais e equipamentos para escolas do município, contribuindo para a estruturação de suas salas com recursos multifuncionais.

Ao todo, sete escolas serão equipadas com armários, mesas, cadeiras, jogos e brinquedos educativos; além de notebooks e tablets com recursos como mouse estático de esfera, teclado expandido com colmeia, e outros itens. Para a montagem dos espaços, a Fundação Vale conta com o apoio da equipe de Voluntários Vale de Portos Sul, que doaram seu tempo e seu talento para deixar os ambientes prontos para as crianças. Eles separaram e organizaram os materiais, montaram os móveis, adesivaram, pintaram paredes, entre outras atividades.

A iniciativa também contou com uma formação de educadores, realizada no ano passado, com uma carga horária de 44 horas e cerca de 150 participantes. “A discussão da política pública para crianças com necessidades especiais é de suma importância, porque é no debate, nas dúvidas, nas incertezas e no compartilhamento de experiências que vamos ver que é possível uma escola inclusiva de verdade. A formação dos professores no ano passado foi maravilhosa e hoje temos a culminância desta parceria com a entrega dos materiais para as salas de recursos”, comenta Nilce de Oliveira Nascimento Ramos, Secretária Municipal de Educação e Cultura de Itaguaí.