Encontros organizados pelo Programa Ciclo Saúde Proteção Social investem em trocas de experiências e valorização de boas práticas em Minas Gerais e no Rio de Janeiro

O Programa Ciclo Saúde Proteção Social realizou, em junho, encontros com representantes das Unidades Básicas de Saúde dos municípios de Governador Valadares, em Minas Gerais, e Mangaratiba e Itaguaí, no Rio de Janeiro.

A iniciativa busca ampliar e qualificar a oferta de serviços nas UBSs das regiões, e essa etapa formativa é parte fundamental no processo para a valorização de boas práticas, troca de experiências e fortalecimento de atendimentos.

Os três encontros contaram com a participação de cerca de 120 representantes de mais de 40 UBS. O projeto é realizado pela Fundação Vale, em parceria com o Cedaps (Centro de Promoção da Saúde) e as secretarias municipais de Saúde e Assistência Social.  

Nos encontros, houve a apresentação de 50 planos de educação e promoção à saúde, elaborados coletivamente pelas equipes que atuam nas UBSs – 21 em Governador Valadares, 15 em Itaguaí e 14 em Mangaratiba.

O objetivo é disseminar, de forma lúdica e dinâmica, informações corretas que favoreçam a promoção de hábitos mais saudáveis entre a população.

Os planos tratam de temas como combate ao tabagismo, saúde da pessoa com sobrepeso, saúde da criança, da mulher e do idoso. 

Também é possível avaliar os resultados e propor reflexões para a continuidade desses planos.   

Em Itabira, Minas Gerais, o projeto também realizou a apresentação de 15 planos de saúde em julho. No município, o projeto agora abrange todas as UBS e CRAS.

Além das formações profissionais, o Programa investe na melhoria das condições físicas desses espaços, com doações de equipamentos e mobiliários para toda a rede de UBSs e CRASs. Os itens englobam macas ginecológicas, balanças pediátricas e equipamento usado durante os atendimentos de pré-natal. Além disso, os CRASs começaram a ser equipados com tablets, computadores e projetores para ações educativas que aumentem o vínculo com os usuários. 

“Nosso objetivo é fortalecer as iniciativas de prevenção de doenças, e apoiar a qualificação de profissionais para uma atuação que faça diferença para a população”, explica Maykell Costa, gerente da Fundação Vale. 

Notícias relacionadas