“Fazedores de Futuro” em Governador Valadares: Jovens integram projeto que une tecnologia e desenvolvimento pessoal 

  • Minas Gerais
  • 08/03/24

    O Projeto Futuro Maker em Governador Valadares está auxiliando jovens em situação de vulnerabilidade social a desenvolverem habilidades e competências socioemocionais e profissionais na área de tecnologia. Fruto da parceria entre a Fundação Vale e o SESI/SENAI, o projeto oferece acompanhamento psicossocial, desenvolvimento pessoal e capacitação profissional diários para 72 jovens de diversos bairros da região, , distribuídos em três turmas ao longo de 2024.

    Através do SESI/SENAI, esses jovens têm a oportunidade de desenvolver competências e capacidades que os tornarão protagonistas em suas vidas e no fortalecimento do desenvolvimento local. Thiago Nogueira, 18 anos, é um dos participantes da 1ª turma do projeto, que se estende até maio/2024 e compartilha que já possuía algum conhecimento em programação e robótica, mas que as aulas do projeto o estão ajudando a se desenvolver ainda mais. Cursando as primeiras disciplinas do curso, ele está aprendendo sobre informática básica e marketing, adquirindo habilidades atrativas para o empreendedorismo e potenciais empregadores, tanto do ponto de vista profissional quanto emocional. 

    O projeto representa um degrau em direção à realização do sonho de Thiago de ampliar seus conhecimentos em programação, com foco no desenvolvimento de sites e aplicativos. Ele busca expandir ainda mais seus conhecimentos em robótica e aprimorar suas habilidades práticas na área.

    Os 24 jovens participantes do projeto nesta 1ª turma, com idades entre 16 e 21 anos, foram selecionados por meio do auxílio de uma assistente social. Durante os quatro meses de curso, eles recebem apoio financeiro para transporte, alimentação, uniforme e materiais didáticos. 

    O Projeto Futuro Maker objetiva construir o protagonismo, a liderança e o empoderamento dos jovens na vida pessoal e no trabalho, os ajuda a descobrirem seus talentos e lapidá-los em sala de aula. O projeto permite que compreendam todo o seu potencial e se preparem adequadamente para uma jornada de sucesso em suas vidas.

    Essa iniciativa inspiradora contribui para o desenvolvimento desses jovens em Governador Valadares, capacitando-os para as oportunidades de empreendedorismo e do mercado de trabalho, fortalecendo o progresso da comunidade local. 

    Notícias relacionadas