Fundação Vale e Estação Conhecimento Arari promovem Seminário de Boas Práticas em Agricultura Familiar e Agroecologia

• 02/05/24

No dia 16 de abril, a Estação Conhecimento Arari, em parceria com a Fundação Vale, sediou o Seminário de Boas Práticas em Agricultura Familiar e Agroecologia, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento sustentável e a agricultura familiar. O evento, sediado no Núcleo de Desenvolvimento Rural da Estação Conhecimento Arari, contou com a participação do Secretário de Estado da Agricultura Familiar, Bira do Pindaré, e do Pesquisador da Embrapa Cocais, Luís Guilherme, que compartilharam valiosos conhecimentos e experiências.

O evento também contou com apresentações culturais, incluindo o Tambor de Crioula do Quilombo Oiteiro dos Nogueiras, e uma feirinha de produtos naturais, com a participação de seis agricultores familiares locais. Com música ao vivo, degustação de alimentos regionais e uma atmosfera animada, a feirinha proporcionou um momento de celebração e confraternização entre os participantes.

As atividades incluíram uma variedade de oficinas, incluindo temas como Biofort, Panc’s e Hidromel, além de painéis de discussão sobre a importância da agricultura familiar e agroecologia. O evento reuniu cerca de 150 participantes, entre permissionários da feira, agricultores familiares, produtores rurais e representantes de entidades públicas municipais, junto com diversos parceiros técnicos e a equipe da Vale.

Durante o seminário, foram realizados painéis de discussão sobre agricultura familiar, segurança alimentar e nutricional, e os participantes desfrutaram de oficinas sobre plantas alimentícias não convencionais, alimentos biofortificados e hidromel, oferecendo oportunidades de aprendizado e intercâmbio de experiências.

Essas iniciativas visam fortalecer uma comunidade rural mais sustentável e próspera em Arari e na região, incentivando a troca de conhecimentos e impulsionando o futuro desses setores. O amplo engajamento demonstra o interesse e o compromisso de diversos atores na promoção da agricultura familiar e da sustentabilidade na região.