Fundação Vale firma parceria para fortalecer a saúde básica do Maranhão

• 04/10/23

A Fundação Vale firmou parceria com o Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM) para implementação do projeto “Ciclo Saúde Proteção Social” em 24 municípios vizinhos à Estrada de Ferro Carajás, no Maranhão. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a atenção básica e a assistência social nesses municípios, integrando esforços com o poder público municipal para consolidar políticas públicas setoriais e o atendimento às comunidades.

Até 2026, serão beneficiadas 396 Unidades Básicas de Saúde (UBS), 55 unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), contemplando 451 serviços e 5 mil profissionais.

Entre as ações previstas pelo projeto, estão: doação de mobiliário e equipamentos para UBS e CRAS; formação para/com equipes dos profissionais da Atenção Básica (SUS), da Assistência Social (SUAS) e parceiros locais; fomento às práticas de educação em saúde; assessoria direta para elaboração de programas e acesso a políticas nacionais. Com esse formato de atuação, o projeto busca contribuir com a ampliação da capacidade de diagnóstico, planejamento, operacionalização, monitoramento e avaliação, a partir de elaboração de planos de trabalho compartilhados com a gestão pública. Os planos irão considerar as necessidades de saúde e de ampliação do acesso das populações aos serviços.

O Ciclo Saúde Proteção Social será executado pelo Cedaps, organização da sociedade civil que promove o fortalecimento de comunidades e serviços públicos, com foco em políticas públicas sustentáveis, inclusivas e saudáveis. O projeto também conta com a parceria das Prefeituras Municipais que integram o Consórcio CIM e, por meio do fundo Juntos pela Saúde, da Wheaton Precious Metals e do BNDES.

Essa é mais uma iniciativa da Fundação Vale que integra nossa estratégia de ajudar a promover a educação e a saúde pública no Maranhão, somando forças com o projeto Trilhos da Alfabetização – de fortalecimento da educação básica – que também é realizado em parceria com o CIM e as Prefeituras. Nossa atuação em saúde busca fortalecer a educação permanente dos profissionais, apoiar o planejamento estratégico e ampliar o acesso às políticas públicas de saúde e assistência social. Na prática, queremos que as ações resultem na melhoria dos serviços oferecidos e no desenvolvimento social desses municípios.” – Marcus Finco, representante da Fundação Vale.

Quer saber mais sobre a atuação da Fundação Vale? Acesse www.fundacaovale.org e conheça!