Loja “Trem das Artes” fortalece participantes do Programa “AGIR” em Governador Valadares (MG)

• Minas Gerais
  • 25/02/22

A loja “Trem das Artes” inaugurou dois espaços na estação ferroviária de Governador Valadares, em Minas Gerais, para a comercialização de produtos dos participantes do Programa “AGIR” (Apoio à Geração e Incremento de Renda). Desde dezembro, sempre às sextas e aos sábados, há exposição e venda de chaveiros, imãs de geladeira, jogos, bonecas, objetivos decorativos, biscoitos, doces, entre outros itens, em uma loja na estação e em um carrinho-quiosque na plataforma de embarque. Os espaços foram cedidos pela Vale, e as atividades mantêm os cuidados necessários diante da pandemia.

O “AGIR” é uma iniciativa da Fundação Vale voltada a negócios sociais. Por meio de capacitações, assessoria técnica e gerencial, mentoria, investimento direto e acompanhamento, o projeto tem objetivo de gerar novas oportunidades de trabalho qualificado nas comunidades de atuação e contribuir com o desenvolvimento e a economia locais. Em Governador Valadares, o programa começou em 2019, a partir do trabalho com 81 empreendedores e oito negócios. No município, o programa foi realizado em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS).

Para concluir, a gerente do Território Sul da Fundação Vale, Livia Zandonadi comenta:

“O AGIR busca qualificar o empreendedorismo local. A inauguração do Trem das Artes é mais um passo neste sentido. Um espaço coletivo de comercialização dos produtos confeccionados durante o programa.”