Programa Inova Up recebe Prêmio Ser Humano

• Pará
  • 12/01/24

Em dezembro, o programa Inova Up conquistou o Prêmio Ser Humano, da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Pará, na categoria ESG. Em cerimônia no SENAI Getúlio Vargas, em Belém, a iniciativa de fomento de startups e negócios sustentáveis foi reconhecida por impactar positivamente o meio ambiente e a sociedade. Representando a Fundação Vale, o prêmio foi recebido por Guilherme Oliveira, diretor científico do Instituto Tecnológico Vale – Desenvolvimento Sustentável (ITV-DS). Para o presidente da ABRH-PA, Junior Lopes, além de reconhecer as melhores práticas ligadas à gestão de pessoas, o Prêmio Ser Humano é uma forma de mostrar para a sociedade, na categoria ESG, a atuação das empresas em prol das comunidades.

“Promover o reconhecimento de um case tão interessante como o da Fundação Vale é uma demonstração clara para qualquer empresa, seja ela de pequeno ou grande porte, que atuar com responsabilidade em relação ao Social, ao Meio Ambiente e a Governança é o direcionamento que nós temos hoje no mundo dos negócios. Ao mesmo tempo que reconhece, o Prêmio Ser Humano também é a percepção de que a empresa está preocupada em implementar ações de transformação social para a população paraense”, comenta.

A iniciativa da Fundação Vale, implementada em parceria com o Centro de Empreendedorismo da Amazônia com investimentos complementares da Wheaton Precious Metal, nasceu em 2020, despertando o interesse de jovens de Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás em torno do empreendedorismo que proteja e valorize a natureza, capacitando-os e apoiando a criação de nove novas empresas, sendo três em cada cidade. Os empreendimentos receberam apoio nas áreas de marketing, vendas, produção, gestão, jurídico e contabilidade, tiveram acompanhamento técnico e capital semente para crescerem de forma acelerada.

Iniciativa da Fundação Vale recebe prêmio da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) em Belém na categoria ESG

De acordo com Marcus Finco, gerente da Fundação Vale, fomentar a inovação e ampliar possibilidades de trabalho e renda é essencial para o desenvolvimento social e ambiental dos municípios. “O Inova Up tem o intuito de valorizar o potencial empreendedor dos jovens do Sudeste do Pará e incentivar a geração de renda e prosperidade para a região de forma sustentável”, afirma.

Entre os negócios criados e impulsionados pelo projeto estão a fabricação e comercialização de pimenta-do-reino, joias feitas a partir de sementes, sorvetes e biscoitos veganos preparados com leite de castanha, plantas ornamentais, chocolate e até tratamento de resíduos orgânicos.

Conheça as empresas criadas e impulsionadas pelo Inova Up
    Parauapebas
    Kupu: Produção e comercialização de sorvetes veganos e sem lactose, para uma alimentação mais saudável e sem crueldade animal.

Dinam – Diamante Negro da Amazônia: Empresa pioneira em produção sustentável e processamento de pimenta-do-reino no município de Parauapebas e na região de Carajás.

Alosix: Plataforma de cálculos agronômicos e interpretação de análise de solo com preços acessíveis e disponível a nível nacional.

Marabá
    Rede Viva biofertilizantes: Serviço de coleta, disposição e tratamento dos resíduos sólidos orgânicos (alimentos) gerados por estabelecimentos comerciais e produção de composto orgânico para as atividades de jardinagem e agricultura local.

Treinamentus: Plataforma de ensino do tipo marketplace com foco na produção de conteúdo voltado para o ensino superior. A plataforma proporciona aos estudantes graduandos, pós-graduandos e professores ambiente de troca de conhecimento e network profissional.

Na Flora – Flores da Amazônia: Produção e comercialização de plantas ornamentais da Amazônia, vasos e acessórios reaproveitados e reciclados.

Canaã dos Carajás
    Eco Canaã Biojoias: Produção de biojóias e peças de artesanato que trazem toda a cultura e a diversidade de Canaã dos Carajás e da região sudeste do Pará.

Flor de Castanheira: Extração de leite vegetal de castanha-do-pará e do coco babaçu, além da produção de biscoitos veganos, não contendo nenhum traço de proteína animal.

Cacau Carajás: Produção e beneficiamento de Cacau aliados o Desenvolvimento da cultura cacaueira de qualidade para fornecimento de amêndoas para produção de chocolate fino.