Projeto Trilhos da Alfabetização avança na formação de técnicos de educação em municípios maranhenses

• Maranhão
  • 20/12/22

O projeto Trilhos da Alfabetização, parceria da Fundação Vale com o Governo do Maranhão, a Fundação Getúlio Vargas e 24 prefeituras da Estrada de Ferro Carajás, trabalha para garantir o direito à educação de qualidade a cerca de 70 mil crianças maranhenses, criando oportunidades de ampliação das aprendizagens de crianças matriculadas do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Entre as etapas importantes da iniciativa está a formação de técnicos, que ocorre em duas fases diferentes.

A fase I consiste em um curso de formação para gestores e técnicos, com carga horária de 72 horas. A fase II, denominada de Praticar para Avançar, tem o objetivo de oferecer assessoria para os técnicos da Secretaria Municipal de Educação. Nesse momento, há o enfoque na utilização das ferramentas apresentadas na fase I da formação.

A fase Praticar para Avançar foi realizada de forma híbrida, presencialmente e à distância, com a presença dos secretários e técnicos das SEMEDS, coordenada pelos consultores da FGV, com ampla experiência em gestão de redes de ensino. O objetivo foi planejar ações de fortalecimento da aprendizagem para as redes de ensino. O projeto se dividiu em três etapas: apresentação da ação; entrevista individual online com a equipe técnica de cada um dos municípios; e apresentação do diagnóstico e construção do plano de ação. Foram realizadas 24 visitas em todos os municípios do projeto Trilhos da Alfabetização.

A terceira fase é presencial. De 24 de outubro a 11 de novembro, foram feitas reunião para conversar sobre os desafios e sugestões de ações, com participações do secretário de educação e a equipe de gestão de cada município. Com base no diagnóstico e nos dados apresentados no dashboard, os secretários e técnicos dos municípios, com a orientação dos consultores, vão definir as estratégias e metas a serem inseridas na ferramenta de plano de ação disponível na plataforma do projeto Trilhos da Alfabetização.