Rede Mulheres do Maranhão recebe o Prêmio United Earth Amazônia por sua contribuição à inclusão social e à preservação da floresta

  • Maranhão
  • 30/05/23

    A Rede Mulheres do Maranhão, formada por mais de 200 empreendedoras, empreendedores e quebradeiras de coco babaçu, recebeu o Prêmio United Earth Amazônia, por sua contribuição à inclusão social e à preservação da floresta. Esta é a primeira edição da premiação, que tem o objetivo de se tornar uma referência no apoio e divulgação de projetos voltados às iniciativas sociais, ambientais e de governança.

    A Rede Mulheres do Maranhão, iniciativa da Fundação Vale em parceria com a Mandu Inovação Social, foi reconhecida por promover a inclusão social e econômica por meio do incentivo ao empreendedorismo feminino, a partir do extrativismo sustentável do babaçu e seus produtos derivados. 

    “Ficamos surpresas, uma vez que a indicação foi espontânea, e felizes pelo reconhecimento e visibilidade”, comenta Silvana Barbosa, presidente da Rede Mulheres do Maranhão.  

    “A Rede é formada em sua maioria por mulheres como eu, ex-bandequeiras, filhas de quebradeiras de coco, com pouco estudo. O trabalho em rede e em parceria não só incrementou nossa renda, mas ampliou nosso horizonte, com um crescimento que não imaginávamos. Nosso carro-chefe são os produtos feitos do babaçu, que respeitam a natureza e mantém nossas tradições maranhenses e a floresta em pé”, acrescenta.  

    Visibilidade aos negócios locais

    São muitas conquistas alcançadas ao longo do ano para fortalecer e ampliar os negócios do grupo. Uma delas foi a participação na 10° Feira do Empreendedor do Sebrae, em São Luís, no Maranhão, no ano passado. Durante os quatro dias de evento, foram realizadas prospecções de parcerias comerciais para a Rede, com lojistas interessados em adquirir os produtos de origem de mesocarpo de babaçu, fruto principal na elaboração das farinhas, biscoitos e óleos da cooperativa.   

    “Essas mulheres estiveram na feira para a realização de oficinas e palestras e deram o seu exemplo de sucesso no empreendedorismo feminino”, comentou a gerente de relações institucionais da Vale, Gisele Pinto.

    “Hoje este é um projeto consolidado. Os produtos dos 15 negócios da Rede são comercializados em vários lugares do Maranhão e até para fora do Estado”, conclui.  

    Outra conquista importante para a Rede foi a oportunidade de participar de editais de incentivo e captação. O grupo foi contemplado no processo seletivo do 29º edital do Fundo Amazônia para a Promoção de Paisagens Produtivas Ecossociais (PPP-ECOS), do ISPN, pelo projeto “Amêndoas do Babaçu: promovendo o modo de vida, a renda e a organização das quebradeiras de Sumaúma”. O objetivo do edital é fortalecer ações sustentáveis para a conservação ambiental por meio do uso sustentável dos recursos naturais através do financiamento do projeto e a realização de oficinas de formação.

    “Fazer parte da história da Rede Mulheres do Maranhão é algo que muito nos orgulha. Apoiamos essas mulheres, pois acreditamos no potencial que a inclusão produtiva e a preservação dos ecossistemas têm no desenvolvimento social dos territórios”, explica Marcus Finco, Gerente da Fundação Vale.   

    Notícias relacionadas