Campanha contra a evasão escolar ocupa vagões da Vale em Minas Gerais

• Minas Gerais
  • 08/08/22
    Equipe do Territórios em Rede panfletam durante campanha

Uma série de ações contra a evasão escolar ocuparam as estações e vagões da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) em junho. O projeto Territórios em Rede realizou, no Dia Nacional e Internacional de Combate ao Trabalho Infantil, em 12 de junho, uma campanha como oportunidade para sensibilizar, informar, debater e dar destaque ao combate a essa violação de direitos de crianças e adolescentes. O programa, iniciativa da Fundação Vale em parceria com a Cidade Escola Aprendiz, busca identificar crianças e adolescentes de 4 a 17 anos que estão fora da escola ou em risco de evasão e garantir a eles o pleno direito à educação.

Os municípios de Aimorés, Resplendor, Conselheiro Pena e Governador Valadares, em Minas Gerais, receberam as equipes do projeto nos dias 10 e 11 de junho, quando foram realizadas atividades de conscientização, entrega de panfletos e exibição de vídeos educativos. A iniciativa já identificou 1392 crianças e adolescentes de 4 a 17 anos em risco de evasão nessas cidades e apoiou 1071 matrículas nas escolas públicas mineiras.

Exclusão escolar alcança recordes na pandemia

Campanha visa mobilizar ações contra a evasão escolar de crianças e adolescentes

Como a exclusão escolar bateu recorde na pandemia, achamos necessário chamar a atenção para esse assunto. No projeto, fazemos um diagnóstico dos desafios locais para saber como podem ser as intervenções para inserir essas crianças e adolescentes na escola, e incentivamos políticas públicas para garantir os direitos desses jovens, explicou a gestora de Comunicação Comunitária da Associação Cidade Escola Aprendiz, Daniele Moura.

O Territórios em Rede, que hoje está em atividade em municípios do Pará, Espírito Santo e Minas Gerais, abrange mais de 1,4 milhões de pessoas. Desde novembro de 2020, a iniciativa garantiu a inserção de 5.092 crianças e adolescentes em escolas públicas nas 10 cidades onde atua. As informações sobre as iniciativas e resultados do projeto estão disponíveis no site Territórios em Rede.

Quer conhecer mais sobre as iniciativas do programa “Territórios em Rede”? Leia mais:

Iniciativas sociais da Fundação Vale alcançam 860 mil pessoas em 2021

Programa Territórios em Rede avança na busca ativa e enfrentamento da evasão escolar em Marabá (PA) e Serra (ES)

Programa “Territórios em Rede” inicia as atividades de combate à evasão escolar em Canaã dos Carajás, no Pará