Programa Territórios em Rede avança na busca ativa e enfrentamento da evasão escolar em Marabá (PA) e Serra (ES)

Uma mulher e uma criança de máscara aparecem no fundo desfocado enquanto no primeiro plano há uma mulher de costas com a frase da blusa do programa aparecendo. A frase é "Você conhece alguma criança fora da escola?"
Visitas domiciliares são realizadas por participantes do programa para incentivo ao retorno escolar.

O Programa “Territórios em Rede” busca combater a evasão escolar promovendo o acesso à educação. Após mais de um ano de trabalho de campo, aprendizados importantes para o enfrentamento do problema foram alcançados. A mobilização nos territórios se mostrou fundamental, porque, ao articular diferentes setores do poder público e da sociedade civil, quase 3 mil alunos foram reinseridos nas escolas. Buscas ativas por meio de visitas domiciliares, produção de cartões de divulgação do programa e a distribuição física e via WhatsApp desse material, se mostraram essenciais.

Desde 2020, o Programa Territórios em Rede reinseriu 2.938 jovens e crianças nas escolas

Iniciado em 2020 no município de Marabá (PA), o programa expandiu para Serra (ES) no início de 2021 e demais municípios ao longo do tempo. Já foram ao todo 13.238 visitas domiciliares e 13.418 acompanhamentos. Como resultado dessa assistência, dos quase quatro mil jovens e crianças sob risco de evasão escolar ou fora da escola, 2.938 foram rematriculados no sistema educacional.

“A partir do momento que a gente identifica a família, fazemos toda a articulação com a escola mais próxima do bairro e fazemos esse acompanhamento. O projeto vai até essas famílias que não têm acesso, não tem esse conhecimento do que é o seu direito como cidadão.”

Eva Pereira, articuladora do programa em Marabá

O combate à evasão escolar continua

Atualmente, o programa está em mais 9 municípios com populações que, somadas, superam 1,4 milhão de pessoas. No estado do Pará, está nas cidades de Bom Jesus do Tocantins, Canaã dos Carajás, Eldorado dos Carajás, e Marabá. Em Minas Gerais, nos municípios de Aimorés, Conselheiro Pena, Governador Valadares e Resplendor. No Espírito Santo, o programa acontece no município de Serra.
Diante dos resultados alcançados até então, promover o acesso à educação é fator fundamental para o desenvolvimento social dos territórios onde a Vale atua. As iniciativas integradas a articuladores locais, à coordenação da equipe técnica e às entidades públicas contribuem para evolução do programa.

“Apesar de estarmos no início da jornada, sentimos muito orgulho de poder contribuir de alguma forma para a questão da evasão escolar e para a questão das vulnerabilidades sociais que sabemos que existem nesses territórios onde a Vale está presente”

Pâmella De-Cnop, Diretora-executiva da Fundação Vale.

O Programa “Territórios em Rede” é uma iniciativa realizada em parceria com a Cidade Escola Aprendiz, e tem como parceiros investidores a Wheaton Precisou Metals e o Grupo Hidrau Torque (GHT). Assista aqui as experiências de Marabá e Serra demonstradas no vídeo institucional do programa.