Cooperativa Rede Mulheres do Maranhão fortalece e amplia negócios sociais

  • Maranhão
  • 28/03/22
    Imagens de professoras e alunas participantes do programa aprendendo e ensinando o preparo de alimentos produzidos na estufa. Imagem da estufa com vegetais aparentes.
    Estação de trem no povoado Bubasa na cidade de Arari. Dona Silvana Barbosa, uma das coordenadoras do projeto vendendo especiarias. Na foto, azeite de coco babaçu. Foto: Isaque Junior

    A Rede Mulheres do Mulheres do Maranhão (RMM) dá um passo importante desde sua criação. Agora como cooperativa, a Rede busca maior autonomia para expandir suas atividades para fortalecer e ampliar os negócios que apoia. Agora a Rede está apta a participar de editais de fomentos, captações e firmar parcerias, inclusive com o poder público. Está apta também a participar de editais de incentivo, captação e criação de parcerias, inclusive com o poder público. E não para por aí. As mudanças para o novo formato da rede fortalecerão a capacidade de expandir os 15 negócios que a compõe. Além disso, comercializar os produtos desses empreendimentos em canais digitais também será possível. Isso porque os empreendedores poderão anunciar seus produtos em lojas virtuais e marketplaces nacionais e internacionais. Por meio da rede, os produtos poderão ser comercializados na Shopee, no Mercado Livre, Magazine Luiza, entre outros.

    A Rede Mulheres do Maranhão é uma iniciativa da Fundação Vale em parceria com a Mandú Inovação Social e investimento da Wheaton Precious Metals. Ela se consolida como um instrumento relevante de fortalecimento do empreendedorismo das comunidades locais, encorajando a equidade de gênero e práticas de comércio justo.

    Saiba mais sobre o projeto Rede Mulheres Maranhão

    A Rede Mulheres do Maranhão (RMM) é formada por mais de 200 empreendedoras, empreendedores e quebradeiras de coco babaçu, que têm sua fonte de renda no trabalho coletivo. Os empreendimentos, que atualmente somam 15 negócios sociais e 4 grupos de quebradeiras, atuam em setores distintos. Fabricação de doces, mel, confecção de roupas, castanha de caju, panificação, cultivo de verduras e legumes estão entre eles. A RMM impacta diretamente o desenvolvimento local, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida das mulheres e homens pertencentes a ela. Acesse o site e acompanhe as novidades do projeto.

    Notícias relacionadas