Inauguração de salas de leituras em Açailândia (MA) contribuem para acesso ao livro e promoção da leitura no município

• Maranhão
  • 08/08/22
    Sala de leitura da Escola Municipal Darcy Ribeir

A inauguração de salas de leitura, em Açailândia, no Maranhão, beneficiou cerca de 1.800 alunos de três escolas do município, duas no povoado de Pequiá e uma no bairro de Plano da Serra. Para compor o acervo dos novos espaços, foram doados cerca de 1.000 livros de literatura infantil e juvenil e 40 móveis idealizados de acordo com as necessidades de cada instituição.

Foram doados cerca de 1.000 livros de literatura infantil e juvenil e 40 móveis idealizados

A iniciativa faz parte do projeto Rotas e Redes Literárias, mantido pela Fundação Vale em parceira com a Associação Cidade Escola Aprendiz e a Wheaton Precious Metals, com o objetivo de fomentar o acesso ao livro em instituições públicas de ensino. As salas de leitura são resultado do compromisso do projeto com a educação integral e o entendimento de que o contato com livros de qualidade desde a infância é fundamental para a formação de cidadãos e a diminuição da desigualdade social. Entre as atividades planejadas nos novos espaços, estão mediação de leitura compartilhada e individual, pesquisa, narração de histórias, sarau, bate-papo com autores e empréstimo de livros.

No primeiro semestre de 2022, o programa realizou a inauguração de 9 salas de leitura em Açailândia. Além de aprimorar as salas e os espaços de leitura, realizou também seminários e formações em práticas de mediação em leitura e definição de acervo literário para pelo menos 240 educadores, além de mais de 7000 livros doados no município.

Por onde o trilho passa, vai levando o conhecimento e oportunidade a todos, elogiou Francimar Lima Martins, diretora da Escola Municipal Darcy Ribeiro, em Pequiá.