PESC Quilombolas conclui atividades com 100 empreendedores apoiados

  • Maranhão
  • 19/08/22
    Grupo de mulheres dançando com saias
    Evento de encerramento reuniu articuladores e empreendedores para trocas de experiências ao longo do programa. Foto: Vânia Bocaazul

    O Programa de Empreendimento Social Comunitário Quilombolas foi uma iniciativa da Fundação Vale em parceira com Mandū, que teve como estratégia garantir a segurança alimentar de 5 comunidades em 3 municípios do Maranhão – Igarapé do Meio, Itapecuru-Mirim e Santa Rita, unindo os saberes tradicionais às tecnologias de permacultura e agroecologia de forma que a produção excedesse a necessidade e fosse possível desenvolver processos de comercialização. O projeto teve sua cerimônia de conclusão em Julho de 2022 com os empreendedores apoiados.

    Desde 2019, o PESC Quilombolas valorizou as práticas, conhecimentos e saberes tradicionais, e contribui para o desenvolvimento de outras capacidades técnicas das comunidades como o cultivo, as alternativas para armazenamento de água e as práticas de manejo.

    Ao longo de mais de 2 anos de execução do Programa, foram oferecidas capacitações e formações com o propósito de desenvolver e despertar capacidades dos participantes e contribuir para o desenvolvimento de diversas atividades, como piscicultura, cultivo de arroz, beneficiamento de mandioca (farinha), PAIS (produção agroecológica integrada sustentável) e horta comunitária.

    Hoje, os cerca de 100 empreendedores apoiados pelo PESC Quilombolas, 5 empreendimentos são referência em práticas agroecológicas na região e oferecem alimentos que promovem a segurança alimentar de grupos, além de fornecer alimentos para o PAA e PNAE.

    Como retrospectiva e demonstração do desenvolvimento desses negócios locais, foi produzido o livro PESC Quilombolas - Respeito à tradição desenvolvendo capacidades, o material relata as experiências dos negócios sociais apoiado pela iniciativa.

    Assista a trajetória do PESC Quilombolas e os empreendimentos apoiados:

    Notícias relacionadas