Fundação Vale e BNDES firmam parcerias para o fortalecimento de projetos de educação e saúde em municípios do Maranhão e do Pará

• Pará
  • 03/03/23

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Fundação Vale firmaram parcerias que vão fortalecer a educação e a saúde da população de municípios do Maranhão e do Pará. O fundo “Juntos pela Saúde” vai permitir a expansão da bem-sucedida experiência do projeto Ciclo Saúde Proteção Social no Maranhão e no Pará. Soma-se a ele o “Edital socioambiental – Educação” que tem como objeto o projeto Trilhos da Alfabetização, com foco na melhoria da educação básica em escolas públicas do sudeste do Pará.

O Juntos pela Saúde é uma iniciativa do BNDES para, em parceria com doadores privados, reúne recursos para ampliar o acesso à saúde da população brasileira das regiões Norte e Nordeste do Brasil. A mineradora Vale é a primeira parceira a aderir às ações e aportará R$ 34 milhões no projeto, com contrapartida de igual valor feita pelo banco.

Fortalecimento da Atenção Básica com doações e capacitação profissional

Esses recursos vão permitir a expansão da experiência do projeto Ciclo Saúde Proteção Social, da Fundação Vale, para o Maranhão e no Pará. O programa contribui para o fortalecimento da atenção básica por meio de doações de equipamentos e mobiliários e capacitação de profissionais da área.

“O Banco e a Vale demonstram mais uma vez a força e a importância do trabalho conjunto para garantir melhores condições de forma direta aos que mais necessitam. O Juntos pela Saúde buscou atender os chamados “vazios assistenciais”, ou seja, levar saúde onde ainda há uma deficiência ou inexistência de atendimento”, explica o diretor de Crédito Produtivo e Socioambiental do BNDES, Bruno Aranha.

Para a Maria Luiza Paiva, vice-presidente executiva de Sustentabilidade da Vale, a iniciativa atua na ponta da cadeia social e visa construir comunidades mais resilientes. “O Juntos pela Saúde vai ajudar no fortalecimento da atenção básica de saúde nos municípios, uma área indispensável para a garantia de acesso a direitos fundamentais”, reforça.

Foco na qualidade da educação pública do sudeste do Pará

Aproximadamente 34 mil alunos de 275 escolas públicas do sudeste do Pará serão beneficiados, ao longo dos quatro anos, pela parceria entre a Fundação Vale e o BNDES. As instituições vão investir R$ 26,4 milhões nas redes públicas de educação básica dos municípios de Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado dos Carajás, Marabá, Tucumã, Ourilândia do Norte, Bom Jesus do Tocantins e um oitavo município ainda em negociação.

O projeto vai ampliar as ações do Trilhos da Alfabetização, programa que contribuiu para o aprimoramento da alfabetização das redes públicas de ensino, tendo como foco alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental. Para isso, a iniciativa vai oferecer uma formação para mais de 2.600 professores e gestores escolares dos municípios participantes.

Serão produzidos materiais didáticos que dialoguem com a cultura local e estejam a alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Estima-se que 102 mil materiais (como almanaques e jogos didáticos) sejam distribuídos aos alunos e professores. A iniciativa terá ainda atividades com foco no fortalecimento dos vínculos sociais e na criação de oportunidades para o reconhecimento de inteligências e talentos.

“Por meio do apoio à educação, nosso objetivo é contribuir para ampliar oportunidades, para fortalecer políticas públicas e para promover a transformação social nos locais onde atuamos. Desenvolvemos programas no sudeste do Pará que buscam uma ação intersetorial entre educação, saúde e assistência social envolvendo parceiros, sociedade civil e o poder público para que as mudanças sejam duradouras, promovendo vida digna e autonomia para as comunidades”, ressalta Pâmella De-Cnop, diretora-executiva da Fundação Vale.

“O tema educação é um foco prioritário do BNDES, que tem como objetivo atuar na melhoria da qualidade da educação pública, como aprimoramento na infraestrutura escolar e, também, ações voltadas para capacitação, gestão e tecnologia. As iniciativas aprovadas recentemente pelo Banco beneficiarão cerca de 4 milhões de alunos em 20 mil escolas públicas localizadas em diversos municípios do país. Esse resultado só é possível quando conseguimos encontrar parceiros de qualidade capazes de potencializar a atuação do BNDES nessa agenda e a Fundação Vale demonstrou competências para executar essas ações”, relata Bruno Aranha, diretor de Crédito Produtivo e Socioambiental do BNDES.