Trilhos da Alfabetização

30/03/21

O Programa Trilhos da Alfabetização busca contribuir para a alfabetização plena de crianças nas escolas públicas dos municípios de atuação da Vale. As ações contemplam formação das equipes técnicas das Secretarias Estadual e Municipais de Educação, dos educadores, produção e distribuição de material didático complementar e a mobilização da comunidade escolar para a alfabetização.

No Maranhão, a iniciativa da Fundação Vale é realizada em parceria com 24 municípios vizinhos da Estrada de Ferro Carajás, o Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM), o Governo do Estado do Maranhão e a Fundação Getulio Vargas (FGV).

No Pará, 8 municípios de atuação da Vale são parceiros do projeto: Bom Jesus do Tocantins, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Marabá, Ourilândia do Norte, Parauapebas e Tucumã integram o projeto. O projeto no estado também conta com investimentos da Wheaton Precious Metals e do BNDES por meio do Fundo Socioambiental.

No Rio de Janeiro, o projeto acontece em parceria com as prefeituras de Itaguaí e Mangaratiba e é implementado pelo parceiro Comunidade Educativa CEDAC.