Cultura

 Casa da Cultura Canaã dos Carajás

 Canaã dos Carajás - Pará

Fundada em 2004, a Casa da Cultura passou a ser gerida pela Fundação Vale a partir de 2016, com o objetivo de resgatar e valorizar a identidade cultural de Canãa através da preservação da memória histórica/cultural da cidade. Localizada em Canaã dos Carajás, com aproximadamente 50.000 habitantes, a Casa é hoje o único centro cultural do município.
Trabalhamos na promoção de ações de arte e cultura que possibilitem a população conhecer e difundir seus saberes, suas histórias e vocações. Construída em torno de grandes fluxos migratórios dentro do território nacional, Canaã é hoje uma cidade de culturas plurais. A Casa pretende, através de suas atividades, ajudar a costurar os retalhos dessa colcha que compõe a rica identidade cultural canaense. Quem são os moradores? De onde vem? Quais são suas festas e costumes?
 
Nesse sentido, atuamos em algumas frentes que respondem às necessidades locais: criação e manutenção de um Arquivo Público de Canaã dos Carajás, atividades de Difusão Cultural, Escolas de Formação continuada em Música e Dança e Biblioteca Pública.