Cultura

 Museu Vale

 Vitória - Espírito Santo

Da memória ferroviária à arte contemporânea.
Um elo entre o passado e o presente.
 
O Museu Vale está instalado na Antiga Estação Ferroviária Pedro Nolasco, construção datada de 1927, cuja localização se dá às margens da Baía de Vitória, em uma área tipicamente industrial e portuária no município de Vila Velha, ES.
 
Desde sua inauguração, em 15 de outubro 1998, o Museu Vale vem agindo de forma integral e continuada, mantendo um papel de formação de jovens e indutor de atividades culturais na região. Gerido pela Fundação Vale, a atuação do Museu Vale se faz sempre por meio do diálogo e interação permanentes com as comunidades, integrando os moradores nas atividades e programas planejados.
Em seus 18 anos de atividades, o Museu Vale imprime em sua gestão a visão do museu como espaço vivo, dinâmico, num trabalho sempre educador e abrangente, em que a cultura é considerada nas suas dimensões simbólica, social e econômica. Essa vivência resultou no reconhecimento do Museu como um projeto de grande impacto e interesse social e uma das experiências culturais mais notáveis na última década no Brasil.
 
O edifício-sede abriga a mostra permanente sobre a construção da Estrada de Ferro Vitória a Minas, com peças e imagens que mantém viva uma memória com mais de 100 anos de história ferroviária. As Salas da Construção, da Manutenção e das Estações são espaços expositivos que compõem a mostra, além da sala da maquete, um painel interativo e na plataforma do museu, uma locomotiva a vapor, mais conhecida como “Maria Fumaça” , adquirida pela Vale em 1945. O Museu conta também com o Centro de Memória, que possui um precioso acervo com mais de 22 mil itens catalogados. Além da exposição permanente, o Museu Vale traz a público o que há de melhor dentro do universo da arte contemporânea, com mostras temporárias anuais, cuja exibição se dá dentro de um imenso galpão reformado de 800 m².
 
 


Para mais informações sobre sobre o Museu Vale, clique aqui!
  
Você também pode conhecer o Museu Vale de casa. Faça sua visita virtual!
A visita está disponível em Português, Inglês, Espanhol, Francês e Libras.