12/01/2018 -

O esporte como agente transformador é tema em Simpósio

Evento contou com a participação de cerca de 60 pessoas

Com objetivo de promover a reflexão sobre o esporte como uma ferramenta de inclusão e desenvolvimento, o Centro de Treinamento de Deodoro (CT Deo) realizou seu 1º Simpósio de Esporte. Com o tema “A importância do esporte para a vida”, o evento contou com a participação de representantes do Comitê Olímpico Brasileiro, atletas olímpicos, Exército, profissionais de Educação Física, alunos e ex-alunos da instituição nas discussões.

Durante o evento, que teve a presença de cerca de 60 pessoas, destacou-se o papel transformador do esporte, além dos desafios e oportunidades do profissional de Educação Física em inovação e integração entre esporte e cidadania.

O ex-atleta e medalhista olímpico, Robson Caetano, falou da importância do esporte em sua vida. “O esporte é basicamente tudo na minha vida. Por meio dele eu conquistei muitas coisas. Me graduei em Educação Física e Comunicação Social. Também fiz parte de uma equipe de ex-atletas para comentar os Jogos Olímpicos de Pequim”, comentou Caetano.
De acordo com a presidente-diretora do CT Deo, Ana Paula Hack, a instituição tem muitos exemplos de como o esporte muda vidas. “Muitos dos nossos alunos e ex-alunos encontraram no CT DEO a oportunidade de saírem das ruas, se afastarem da marginalidade, das drogas e perceberam que há outros caminhos possíveis para se seguir”, declarou Ana Paula.

O Centro de Treinamento utiliza a metodologia do Brasil Vale Ouro, programa de esporte desenvolvido pela Fundação Vale, que busca promover o esporte como um fator de inclusão social de crianças e adolescentes, incentivando a formação cidadã, o desenvolvimento humano e a disseminação de uma cultura esportiva nas comunidades. O reconhecimento do direito e a garantia do acesso da população à prática esportiva fazem do Programa Brasil Vale Ouro uma oportunidade, muitas vezes ímpar, de vivência, de iniciação e de aprimoramento esportivo.

Centro de Treinamento Deodoro

Localizado no bairro de Deodoro, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, o Centro de Treinamento Deodoro (CT Deo) é uma entidade sem fins lucrativos, apoiada pela Vale, por meio de recurso incentivado, e pela Fundação Vale e o Exército Brasileiro e incentivada pelo Ministério do Esporte, com objetivo de promover a inclusão social de crianças e jovens, além do seu desenvolvimento humano, por meio do esporte e de atividades complementares relacionadas à convivência, socialização, disciplina e cidadania, entre outros valores. Somado ao seu objetivo social, o CT Deo também apoia a preparação de atletas e equipes de alto rendimento. Atualmente o CT Deo atente mais de 700 crianças e jovens, entre 6 e 19 anos de idade, nas modalidades esportivas de atletismo, futebol e judô, além de cerca de 350 famílias.

Para conhecer mais sobre o CT Deo, assista o vídeo institucional.

Veja as últimas notícias sobre da Fundação Vale.

Carregar mais