04/09/2019 - Institucional

1º Fórum do Programa Empreendedorismo Social Comunitário (PESC) destaca práticas de empreendedorismo social em comunidades quilombolas

Evento reuniu mais de 100 participantes

Mais de 100 representantes de comunidades quilombolas maranhenses assistidas pela Vale e pela Fundação Vale compartilharam suas experiências exitosas durante o 1º Fórum do Programa Empreendedorismo Social Comunitário (PESC), no dia 17 de agosto, na Estação Conhecimento Arari (MA). Dentre as práticas apresentadas, destacam-se as atividades produtivas e soluções agroecológicas para o aprimoramento de resultados no cultivo de alimentos. Teve troca de conhecimento sobre plantio de hortaliças, arroz, milho e feijão, além de avicultura, piscicultura e produção da farinha de mandioca.
Para o líder da Associação dos Produtores de Ribeiro, Reginaldo dos Reis, os resultados do projeto têm impactado positivamente a comunidade. “O PESC tem um grande efeito para nós, porque temos o peixe tanto para vender como também para o consumo de nossa família”, comenta.
Segundo Marcus Finco, Gerente de Negócios Sociais e de Impacto da Fundação Vale, eventos como este são de extrema importância para o fortalecimento de sinergias. “O PESC promove, sobretudo, a estruturação de empreendimentos sociais. Neste sentido, o intercâmbio e troca de experiências entre os diferentes negócios apoiados acelera a curva de aprendizagem e promove a alavancagem dos mesmos”, destaca Finco.
O Programa Empreendedorismo Social Comunitário (PESC) é uma iniciativa da Fundação Vale para geração de trabalho e renda. O programa fomenta negócios sociais através de capacitações, acompanhamento e assessoramento técnico, investimento direto em maquinário e equipamentos, e incubação dos empreendimentos ao longo de aproximadamente 18 meses.